Escolas Conectadas pretende universalizar acesso a internet nas escolas públicas de Santa Catarina

Governo Federal anunciou nesta terça-feira (26/9) uma iniciativa para universalizar a conectividade de qualidade nas instituições públicas de educação básica até 2026. Numa parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações (MCom), o Escolas Conectadas vai promover o acesso à internet rápida nas mais de 138 mil escolas, a partir de um investimento de R$ 8,8 bilhões.

Uma educação sem barreiras

nn

O impacto do Escolas Conectadas não pode ser subestimado. Este projeto visa eliminar barreiras que afetam a qualidade da educação em nosso estado. Como o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou: “A educação das nossas crianças e jovens não pode esperar. Temos que ter um trabalho imenso para recuperar a capacidade dessas crianças voltarem a aprender. Com internet de qualidade em todas as escolas, o filho do pobre terá a mesma qualidade de ensino que o filho do rico.”

Desafios e metas em Santa Catarina

nn

Em Santa Catarina, o desafio é garantir o acesso à internet de qualidade em mais 766 instituições de ensino, o que representa 15% das 5.196 escolas públicas de educação básica no estado. Atualmente, Santa Catarina já conta com 4.430 escolas com acesso à banda larga fixa de fibra óptica. Outro desafio é garantir conexão por Wi-Fi, o que envolverá 1.418 instituições de ensino públicas catarinenses.

nn

A meta é garantir conexão por fibra óptica ou via satélite com velocidade de pelo menos 1 Mbps por aluno. Em Santa Catarina, são mais de 1,3 milhão de matrículas na educação básica. No momento, as informações do Governo Federal indicam que o estado tem 1.377 escolas com velocidade de internet monitorada e adequada, 1.975 com velocidade monitorada, mas de qualidade insuficiente, e 1.844 sem qualquer tipo de monitoramento.

nn

Um futuro digital para a educação

nn

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é dividida em cinco eixos:

    n
  1. Disponibilizar energia elétrica por rede pública ou fonte renovável em todas as escolas.
  2. n

  3. Expandir a tecnologia de acesso à internet de alta velocidade mediante a implantação e manutenção de rede de fibra ótica, de satélites e outras soluções de alta velocidade.
  4. n

  5. Contratar serviço com velocidade que permita o uso de vídeos, plataformas educacionais, áudio, jogos, entre outros recursos.
  6. n

  7. Disponibilizar rede sem fio segura para acesso à internet nos ambientes escolares para que turmas inteiras consigam se conectar simultaneamente à rede Wi-Fi para uso pedagógico.
  8. n

  9. Disponibilizar equipamentos e dispositivos eletrônicos portáteis de acesso à internet nos parâmetros adequados.
  10. n

Com essa abordagem abrangente, o Governo Federal está comprometido em melhorar a aprendizagem digital e a gestão das escolas. Este investimento pesado garantirá que todas as escolas públicas do país tenham acesso à internet de altíssima qualidade. O futuro começa na sala de aula, e a revolução digital já está acontecendo!

Exit mobile version