A Softplan, referência nacional em soluções de gestão digital, dá um novo passo em direção à sustentabilidade e eficiência na administração pública ao iniciar a auditoria dos ganhos ambientais decorrentes da transição do papel para o processo digital. Essa iniciativa está alinhada com o compromisso da empresa em incorporar práticas de ESG, que abrangem os pilares de sustentabilidade ambiental, responsabilidade social e governança corporativa.
Conteúdos
OBJETIVO ESTRATÉGICO
Como parte dessa adaptação ao ESG, a Softplan busca não apenas garantir a eficácia do processo digital, mas também compreender e mensurar os impactos nas operações da companhia. O foco está em institucionalizar as estimativas de ganhos ambientais, proporcionando uma visão mais abrangente dos benefícios proporcionados pelos sistemas do grupo.
UMA REALIDADE COMPROVADA
A transição do papel para o processo digital na gestão pública já se mostrou altamente vantajosa. Aumento da produtividade, celeridade nos processos, maior transparência e eficiência são aspectos documentados e incorporados ao cotidiano de diversas instituições públicas.
Na Justiça Estadual, um dos setores impactados positivamente, de 2009 a 2022, registrou a entrada de 57.276 processos digitais no SAJ, representando expressivos 40% de todos os processos digitais do Brasil. Desde 2013, a Softplan estima a redução da emissão de gases de efeito estufa e o consumo de água resultantes da decisão das instituições em aderir ao processo digital.
REDUÇÃO SIGNIFICATIVA NAS EMISSÕES E ECONOMIA DE ÁGUA
Nos tribunais de justiça, entre 2009 e 2022, os cálculos preliminares indicam uma redução impressionante de 99% nas emissões. Isso se traduz em 446 mil toneladas de gases de efeito estufa não emitidas e uma economia de 1,7 bilhão de litros de água. Esses números robustos evidenciam o impacto positivo das soluções da Softplan na preservação ambiental.
APLICANDO BOAS PRÁTICAS EM TODAS AS SOLUÇÕES
Com base nessas estimativas, a Softplan expandirá esse procedimento para todas as suas soluções, visando apresentar os resultados aos clientes no início de 2024. Tiago Melo, gestor do programa de ESG da companhia, destaca que o ganho ambiental é de pelo menos 95%, dependendo dos padrões de consumo de papel e dados de cada instituição.
GRUPO SOFTPLAN
O Grupo Softplan, com seus 33 anos de experiência, é um dos maiores ecossistemas de negócios SaaS do país e pioneiro na transformação digital no setor público. Atuando em todo o território nacional e na Colômbia, conta com mais de 2.700 colaboradores e 12.000 clientes.
CRESCIMENTO SUSTENTÁVEL
Em 2022, o grupo registrou um crescimento de 37%, alcançando uma receita bruta de R$586 milhões. As projeções para 2023 apontam para um faturamento de R$760 milhões, consolidando o Grupo Softplan como a maior plataforma MultiSaaS do Brasil.
COMPROMISSO COM A SUSTENTABILIDADE
O Grupo Softplan, por meio de aquisições estratégicas, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção. Empresas como Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos, Refera e Gestor Obras se uniram para integrar a cadeia de ponta a ponta, atendendo mais de 6 mil clientes e conectando mais de 1,2 milhão de profissionais da construção.
Em resumo, a Softplan não apenas lidera a transformação digital no setor público, mas também assume um compromisso tangível com a sustentabilidade ambiental, reforçando seu papel como agente de mudança positiva na sociedade e na economia do Brasil.