No último sábado (3), cerca de 18 mil joinvilenses se reuniram para celebrar o espetáculo que é o Desfile das Escolas de Samba. A Avenida Beira Rio foi palco de uma noite vibrante, onde o samba-enredo das quatro escolas encantou o público com histórias que fazem parte do imaginário joinvilense.
Conteúdos
A LAVAGEM DA AVENIDA
O Grupo Afoxé Omilodê iniciou os trabalhos com a tradicional lavagem da Avenida. Ao som dos tambores e atabaques, aproximadamente 200 pessoas dançaram e cantaram, simbolicamente limpando o caminho por onde passariam os foliões. Essa prática, presente há 19 anos no Carnaval de Joinville, tem como objetivo abençoar a festa.
REALEZA E EMPOLGAÇÃO
A Realeza do Carnaval de Joinville, composta pelo rei momo Felipe Sizério, rainha Bruna Cestrem, primeira princesa Juliana Rosa Pereira e segunda princesa Barbara Stefani Vale, animou o público durante o desfile de abertura. Representar o Carnaval de Joinville foi um sonho realizado para a realeza, que destacou a dedicação e paixão dos participantes pelo evento.
AS ESCOLAS E SUAS HISTÓRIAS
Cada escola de samba teve uma hora para apresentar seu espetáculo ao longo dos 300 metros da avenida, especialmente preparada com iluminação e sonorização.
PRÍNCIPES DO SAMBA: A PRESENÇA NEGRA EM JOINVILLE
A primeira a desfilar, a Príncipes do Samba, trouxe o enredo “Somos do mesmo chão – a presença negra em Joinville, uma história a ser contada”. Com 13 alas e duas alegorias, a escola emocionou o público, incluindo participantes que retornaram à avenida após décadas, como Elenice de Fátima, que desfilou pela última vez 45 anos atrás.
UNIDOS DO CALDEIRÃO: AS EXPRESSÕES JOINVILENSES
A G.R.E.S. Unidos do Caldeirão destacou as expressões e gírias características da fala joinvilense no enredo “Nossa expressão mais popular – Égua, vim toda vida reto e cheguei até aqui”. Com dez alas e comissão de frente encenando um passeio de bicicleta, a escola conquistou o público.
FUSÃO DO SAMBA: FESTA DE SÃO JOÃO EM DESTAQUE
A A.R.C.E.S. Fusão do Samba homenageou as festas juninas com o enredo “Viva a Fusão é Festa de São João”. Com 300 integrantes, oito alas e uma alegoria, a escola trouxe referências às cores, símbolos e comidas típicas das festas juninas, encantando a plateia.
UNIDOS PELA DIVERSIDADE: CELEBRANDO SONHOS E A INCLUSÃO
A última a desfilar, a G.R.E.S. Unidos pela Diversidade, destacou os sonhos dos habitantes de Joinville, incluindo a casa própria, a sorte e o título de Capital da Dança. Com mais de 350 participantes, a escola também abordou o fim do preconceito, transmitindo uma mensagem de amor e união.
O ENCERRAMENTO E A CELEBRAÇÃO
O Carnaval 2024 em Joinville, realizado pela Prefeitura em parceria com a Liga das Escolas de Samba, encerrou-se com sucesso. A força do Carnaval na cidade foi evidente, representando mais de 100 anos de tradição. A alegria, dedicação e esforço de todos os envolvidos foram recompensados, consolidando o Carnaval de Joinville como um evento de destaque em Santa Catarina.
Fonte: Secom Joinville