Santa Catarina é o segundo estado em número de empresas do setor imobiliário no Brasil 

Região Sul também está entre as localidades em que as empresas do ramo mais investiram em 2023 

Cristiano Gregorius – Diretor Executivo do Sienge

Santa Catarina é o segundo estado com maior atuação das empresas do setor imobiliário, segundo a pesquisa “O que o empreendedor imobiliário espera do mercado em 2024?”, desenvolvida pelo Grupo Prospecta em parceria com o Sienge, solução do Grupo Softplan especialista em gestão integrada de obras. Em primeiro está o estado de São Paulo, com 19% das companhias, enquanto Santa Catarina (11%) e Minas Gerais (9%) ocupam, respectivamente, o segundo e o terceiro lugares. 

Entre as regiões com maior volume de investimentos no mercado imobiliário em 2023, o Sul se destaca na segunda posição, com 26% dos investimentos e logo após o Sudeste, que lidera com 39%. Em seguida, estão as regiões Nordeste (20%), Centro-Oeste (13%) e Norte (2%). 

Desenvolvido entre 29 de novembro de 2023 e 03 de janeiro de 2024, o material entrevistou 250 profissionais de construtoras, incorporadoras, loteamento e desenvolvimento urbano, além de arquitetos, proprietários de terreno, fornecedores de materiais e profissionais do mercado financeiro. “O ramo imobiliário no Sul tem uma atuação consolidada e abrangente. A estabilidade econômica, a boa infraestrutura e, sobretudo, o desenvolvimento industrial de nossa região são grandes atrativos para o setor”, destaca Cristiano Gregorius, Diretor Executivo do Sienge. 

A pesquisa também identificou algumas particularidades em relação aos nichos do mercado imobiliário. No segmento de intermediação, 46% dos profissionais e empresas entrevistados atuam na região Sul, com destaque para o estado de Santa Catarina. Desse total, 54% têm o objetivo de prospectar negócios na região Sul em 2024.  

Entre os proprietários de terreno, 46% já atuam na região Sul, com destaque para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Dentre eles, 43% buscam continuar prospectando e investindo em novos negócios no sul brasileiro.  

Perspectivas do mercado imobiliário para 2024 

A análise aponta que o programa Minha Casa Minha Vida será o nicho de mercado mais potencializado do ano para 52% dos profissionais do setor imobiliário. Em seguida estão as residências verticais (18%), a área de loteamento (7%), a compra da 2ª residência (6%) e o desenvolvimento de comunidades planejadas (5%). “Para 2024, o Ministério das Cidades prevê a contratação de 187 mil novas moradias em 560 municípios por meio do MCMV. Isso amplia as expectativas do imobiliário por um ano com o mercado mais aquecido, com mais compradores e maior acesso a financiamentos e subsídios do governo”, destaca Gregorius. 

Considerando o panorama econômico nacional, a pesquisa constatou que 48% dos entrevistados entendem que o mercado imobiliário está em um momento de recuperação lenta. Há, porém, um certo otimismo e a esperança de melhorias, já que 43% acreditam que o setor passará por uma fase de retomada com crescimento elevado.  

Há também uma grande intenção de investir no segmento: 89% pretendem empreender ou realizar novos investimentos em 2024 – com 49% planejando empreender na área de residência vertical, 10% em loteamento e 8% no nicho de casas e residencial horizontal. 

O estudo completo está disponível no link. 

Sobre o Sienge 

O Sienge é a solução líder do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e está no mercado desde 1990, sempre em contínua evolução. É a plataforma de gestão com a maior cobertura do país, atuando como uma espinha dorsal tecnológica que permite uma operação em ecossistema e integra a cadeia de ponta a ponta. A plataforma otimiza a gestão de todas as etapas de uma obra e seu ecossistema possui mais de 6 mil clientes, R$ 50 bilhões em insumos transacionados e R$ 350 bilhões em VGV – Valor Geral de Vendas ao ano. 

Sobre a Softplan 

A Softplan é a empresa líder em tecnologias especialistas na Indústria da Construção e está no mercado há 33 anos. Nos últimos anos, por meio da aquisição de outras empresas especialistas em construção civil, consolidou o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção: Sienge, Construmarket, CV CRM, Prevision, eCustos e Gestor Obras. Juntas, as soluções permitem a integração da cadeia de ponta a ponta, desde o orçamento até o pós-venda, atendem mais de 8 mil clientes e conectam mais de 1,2 milhão de profissionais da construção. 

Exit mobile version