Norte CatarinenseNotícias

Conheça a história da Condor: tradição, sustentabilidade e inovação garantiram R$ 790 milhões de faturamento em 2023

Além da presença em todo o território nacional, a empresa chega a 30 outros países. Foto: Filipe Scotti

Condor, uma empresa de São Bento do Sul com 95 anos de história, é um exemplo notável de como a inovação e a sustentabilidade podem impulsionar o sucesso de uma indústria. Sob a liderança de Alexandre Wiggers, a empresa alcançou, em 2023, o incrível faturamento de R$ 790 milhões, marcando um novo recorde em sua trajetória.

A EVOLUÇÃO CONSTANTE

Alexandre Wiggers, CEO da Condor. Foto: Filipe Scotti

De origem familiar, a empresa profissionalizou a gestão do negócio e é comandada há 12 anos por Alexandre Wiggers, que começou sua trajetória na Condor como office-boy e hoje é o CEO: “Em 2022, nós vendemos mais de 188 milhões de produtos. Atuamos em seis negócios: limpeza domestica, profissional, higiene bucal, cuidado pessoal, pintura para construção civil e para artistas e escolar.”

Surpreendentemente, o primeiro produto da Condor foi uma escova de dente, não vassouras, como muitos imaginam. Alexandre Wiggers destaca o papel da inovação ao licenciar marcas renomadas, como Hot Wheels, Barbie e Disney, como uma das estratégias para o sucesso. Atualmente, a empresa atua em seis linhas de negócio e 25 canais de vendas, atende todo o território nacional e chega outros 30 países, indo muito além da produção de itens para higiene, limpeza e pincéis.

MODERNIZAÇÃO E EFICIÊNCIA

Com duas fábricas e três centros de distribuição em São Bento do Sul, a Condor prioriza a modernização de seu parque fabril. Programas de melhoria contínua e a busca por automação de processos são essenciais para ganhar eficiência e produtividade. Hoje, quase 1,7 mil pessoas contribuem para o sucesso da Condor.

Durante a pandemia, a empresa manteve seu compromisso com os colaboradores, evitando demissões e até contratando mais de 240 pessoas em uma semana para atender à demanda. Wiggers destaca a agilidade e a força da indústria catarinense nesses momentos desafiadores.

SUSTENTABILIDADE COMO PILAR

Muitos itens já são produzidos de forma mais sustentável, destaca o CEO da Condor. “Há 60 anos, a empresa recicla materiais que sobram dos processos produtivos. No ano passado, por exemplo, 36 milhões de garrafas pet foram transformadas em vassoura”, cita Wiggers. Mais de 1,4 milhão de litros de água de chuva são captados e reaproveitados e 200 megawatts/hora são economizados com a automação de sistemas e lâmpadas LED.

ALÉM DO NEGÓCIO: VOLUNTARIADO E MEMÓRIA

Um dos aspectos mais inspiradores da Condor é seu programa de voluntariado, com 80 colaboradores que se dedicam a projetos sociais na comunidade.

Além disso, a Condor mantém junto a sua fábrica em São Bento do Sul o Museu Augusto Emílio Klimmek que conta um pouco da história da indústria. Inaugurado em 1999, ele é uma homenagem ao fundador da empresa e a todos que passaram na companhia ao longo desses anos.

Além de itens históricos produzidos pela Condor desde 1929, como as primeiras escovas de dente, pentes e vassouras, o museu expõe a primeira prensa para injeção de materiais plásticos, uma máquina importada de Cleveland em 1946. Localizado na R. Augusto Klimmek, 325, centro de São Bento do Sul, o museu é aberto ao público, basta agendar o horário de visitação.

CONCLUSÃO

A Condor é mais do que uma indústria: é um símbolo de perseverança, inovação e compromisso com a excelência. Com uma visão voltada para o futuro e uma história rica em realizações, a empresa continua a desempenhar um papel fundamental no cenário industrial de Santa Catarina e do Brasil.

Fonte: Com informações de Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC
Assessoria de Imprensa

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo