Presidente do Crea-SC representa os 27 presidentes de Creas em evento em Portugal
Encontro serviu para buscar avanços na certificação profissional e creditação de novos cursos
O engenheiro Kita Xavier, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC), foi escolhido para representar os 27 presidentes dos Creas brasileiros na 1ª Cimeira Bilateral entre a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). O evento, que englobou a reunião do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa, o Seminário Obrigatório para membros do Confea reconhecidos pela OEP, e a solenidade oficial em comemoração ao Dia Mundial da Engenharia, ocorreu em Portugal de 1º a 4 de março.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e a Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) mantêm um Termo de Reciprocidade Profissional desde 2015, que simplifica o processo de registro para profissionais brasileiros e portugueses. Esse acordo não exige a revalidação do diploma e se aplica a engenheiros graduados que tenham cumprido, no mínimo, 3,6 mil horas de estudo no Brasil ou cinco anos de estudos em Portugal.
Em fevereiro de 2023, ambas entidades assinaram um memorando de entendimento visando à continuidade das tratativas e ao aprimoramento dos protocolos existentes. Atualmente, 7.391 engenheiros brasileiros estão registrados na Ordem dos Engenheiros de Portugal, enquanto cerca de 310 portugueses concluíram o processo de registro junto ao Confea. O objetivo principal é avançar na certificação profissional e na creditação de novos cursos.
Durante o encontro, o engenheiro Kita Xavier destacou a importância das discussões para a engenharia de ambos os países, conversou com engenheiros de Santa Catarina que trabalham em Portugal, observando as muitas oportunidades de emprego lá. Xavier se comprometeu a fortalecer os laços entre os profissionais brasileiros e portugueses e agradeceu pela confiança nele depositada.
“É uma honra discutir assuntos tão importantes para a engenharia de nossos países. Conversei com engenheiros de Santa Catarina que estão em Portugal, onde há muitas vagas de emprego para profissionais como nós. Agradeço o convite e estou comprometido em fortalecer os laços entre os engenheiros brasileiros e portugueses, buscando maior colaboração mútua”, afirmou Xavier.
Na reunião do Conselho Internacional de Engenheiros de Língua Portuguesa se definiu que o próximo Congresso de Engenheiros de Língua Portuguesa será em São Paulo, no mês de maio. Santa Catarina deve receber em outubro uma nova cimeira.