Exposição no Continente Cultura celebra a arte da olaria

A tradição açoriana que permeia as raízes de Santa Catarina é um verdadeiro tesouro cultural. Em comemoração aos 274 anos de São José, o Continente Shopping convida você a mergulhar nesse rico legado através da exposição de olarias de Eliatar Silva, produtor local que preserva a tradição açoriana por meio da produção manual de louça de barro. Arte e ofício se entrelaçam em peças que contam histórias e preservam a essência de uma comunidade.

A JORNADA DA OLARIA EM SANTA CATARINA

Há séculos, a técnica ancestral da olaria tem sido uma expressão viva da identidade catarinense. Desde a colonização de São José, em 1750, por casais açorianos, a produção de cerâmica tornou-se um pilar cultural e econômico da região. Nas mãos habilidosas dos oleiros, o barro se transforma em obras de arte funcionais, desde panelas e jarros até peças decorativas.

DO BARRO AO CORAÇÃO DA COMUNIDADE

No século XIX, as ruas de Florianópolis testemunharam o nascimento de um comércio singular: o Miramar da Ilha, onde as olarias expunham suas criações ao público. Além da funcionalidade das peças, cada artefato contava uma história: do “Boi de Mamão” ao “Terno de Reis”, as tradições locais ecoavam por meio da cerâmica, encantando turistas e residentes.

UM LEGADO DE RESILIÊNCIA E CULTURA

Hoje, as olarias que resistiram à passagem do tempo desempenham um papel fundamental na preservação da identidade da Grande Florianópolis. Para Eliatar Silva, a olaria não é apenas um ofício, mas uma missão de preservar a cultura açoriana e sustentar sua família. É nesse contexto que o Continente Shopping abre suas portas para a exposição, guiado pelo propósito de promover e enaltecer a arte regional.

UMA JORNADA ALÉM DO COMÉRCIO

O gerente de marketing do Continente Shopping, Fábio Quintana explica que trazer a exposição das olarias para o empreendimento é uma forma de disseminar e aproximar a população ainda mais com a arte regional. “As cerâmicas carregam um forte valor econômico, pedagógico e cultural para a região da Grande Florianópolis, especialmente São José. As peças desempenham também um papel crucial na preservação do patrimônio imaterial da região, são memórias que se perpetuam ao longo dos anos e seguirão assim”, conta. 

Ao adentrar na exposição, somos convidados a mergulhar em um universo de criatividade e história. Cada peça, cada traço, carrega consigo o espírito de São José e a alma de uma comunidade. Neste mês de celebração, honramos não apenas os 274 anos da cidade, mas também a perseverança, a criatividade e a paixão de seus artesãos.

A exposição de olarias é mais do que um evento; é uma ode à tradição, um tributo à história e um lembrete do que nos torna únicos.

Venha fazer parte dessa jornada, onde cada vaso, cada panela, é um elo entre o passado e o presente, entre a terra e o coração. As peças ficarão expostas gratuitamente no espaço Continente Cultura do empreendimento até o dia 21. 

Exit mobile version