Se você já se perguntou quais são as cidades mais empreendedoras de Santa Catarina, não precisa mais se preocupar. Um recente levantamento realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC revelou as 15 localidades que se destacam quando o assunto é empreendedorismo. E os resultados são surpreendentes!
Conteúdos
O QUE DIZEM OS NÚMEROS
Com base em dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e informações da Receita Federal de 2024, o estudo considerou a relação número de empresas por habitantes para chegar ao ranking das cidades mais empreendedoras.
O SUCESSO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA
Um fato curioso é que 14 das 15 cidades que lideram o ranking têm um histórico de relacionamento com o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que visa impulsionar o desenvolvimento econômico local. O programa promove uma série de ações, como desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas, estímulo ao empreendedorismo local, educação empreendedora nas escolas e qualificação de setores-chave da economia.
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM FOCO
Segundo Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC, o sucesso do Programa Cidade Empreendedora reflete o compromisso do estado com o desenvolvimento econômico e a inovação. “Santa Catarina é um polo inovador e com uma diversidade de segmentos de negócios atrativa. Por meio do Cidade Empreendedora, buscamos transformar os municípios catarinenses em ambientes de negócios mais favoráveis, gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade”, destaca.
CONHEÇA AS CIDADES DESTAQUES
Confira agora o ranking das 15 cidades mais empreendedoras de Santa Catarina e o percentual de empresas por habitantes:
- Balneário Camboriú – 23,61%
- Itapema – 21,12%
- Florianópolis – 20,32%
- Biguaçu – 17,39%
- Porto Belo – 17,23%
- Bombinhas – 17,21%
- Itajaí – 17,09%
- Penha – 16,99%
- Garopaba – 16,96%
- Xanxerê – 16,62%
- Blumenau – 16,33%
- Balneário Piçarras – 16,22%
- Timbó – 15,95%
- Ascurra – 15,93%
- Imbituba – 15,64%
Essas cidades estão à frente quando se trata de fomentar o empreendedorismo e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios. E você, já pensou em empreender em alguma delas?
Fonte: Com informações da Agência SEBRAE de Notícias.