Saiba quais são as 15 cidades mais empreendedoras de Santa Catarina

Vista aérea de Florianópolis. Fotografia: Banco de imagens da Embratur, reprodução proibida.

Se você já se perguntou quais são as cidades mais empreendedoras de Santa Catarina, não precisa mais se preocupar. Um recente levantamento realizado pelo Observatório de Negócios do Sebrae/SC revelou as 15 localidades que se destacam quando o assunto é empreendedorismo. E os resultados são surpreendentes!

O QUE DIZEM OS NÚMEROS

Com base em dados do Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e informações da Receita Federal de 2024, o estudo considerou a relação número de empresas por habitantes para chegar ao ranking das cidades mais empreendedoras.

O SUCESSO DO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA

Um fato curioso é que 14 das 15 cidades que lideram o ranking têm um histórico de relacionamento com o Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que visa impulsionar o desenvolvimento econômico local. O programa promove uma série de ações, como desburocratização dos processos de abertura e fechamento de empresas, estímulo ao empreendedorismo local, educação empreendedora nas escolas e qualificação de setores-chave da economia.

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO EM FOCO

Segundo Fabio Búrigo Zanuzzi, diretor técnico do Sebrae/SC, o sucesso do Programa Cidade Empreendedora reflete o compromisso do estado com o desenvolvimento econômico e a inovação. “Santa Catarina é um polo inovador e com uma diversidade de segmentos de negócios atrativa. Por meio do Cidade Empreendedora, buscamos transformar os municípios catarinenses em ambientes de negócios mais favoráveis, gerando mais renda, emprego, arrecadação e produtividade”, destaca.

CONHEÇA AS CIDADES DESTAQUES

Confira agora o ranking das 15 cidades mais empreendedoras de Santa Catarina e o percentual de empresas por habitantes:

  1. Balneário Camboriú – 23,61%
  2. Itapema – 21,12%
  3. Florianópolis – 20,32%
  4. Biguaçu – 17,39%
  5. Porto Belo – 17,23%
  6. Bombinhas – 17,21%
  7. Itajaí – 17,09%
  8. Penha – 16,99%
  9. Garopaba – 16,96%
  10. Xanxerê – 16,62%
  11. Blumenau – 16,33%
  12. Balneário Piçarras – 16,22%
  13. Timbó – 15,95%
  14. Ascurra – 15,93%
  15. Imbituba – 15,64%

Essas cidades estão à frente quando se trata de fomentar o empreendedorismo e criar um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios. E você, já pensou em empreender em alguma delas?

Fonte: Com informações da Agência SEBRAE de Notícias.

Exit mobile version