Pesquisa revela crescimento do turismo em Santa Catarina no último verão

Na imagem, da esquerda para a direita: Luciano Boico (coordenador de ações estratégicas da Embratur), Marco Aurélio Floriani (Presidente da Câmara Empresarial do Turismo da Fecomércio SC), Evandro Neiva (Secretário de Turismo do Governo de Santa Catarina, Helio Dagnone (Presidente da Fecomércio SC).

O calor do sol, o som das ondas, a brisa do mar: tudo isso faz parte do cenário encantador que atrai turistas de todo o país e do mundo para o litoral de Santa Catarina durante a temporada de verão. Mas além das paisagens deslumbrantes, há também um movimento econômico intenso que transforma a região, impulsionando diversos setores e marcando recordes de faturamento.

Vamos explorar juntos os números e os insights revelados pela Pesquisa de Verão 2023/24 e pelo  com o Boletim Técnico Turismo em SC 2023, trazendo à tona não apenas os dados, mas também as histórias por trás de cada estatística.

UM VERÃO DE RECORDS

André Carvalho, Coordenador do Observatório de Turismo da Fecomércio SC.

De acordo com André Carvalho, Coordenador do Observatório de Turismo da Fecomércio SC: “Santa Catarina segue atraindo investimentos e demonstrando um grande potencial com o Turismo. Foram mais de 13,5mil novos CNPJs abertos ano passado neste segmento. O Estado consolidou a posição de 5º maior portão de entrada de estrangeiros no Brasil, sobretudo por meio aereo, ampliando a participação de chilenos por aqui. Os gastos do turista na temporada atingiram maior valor da série histórica. O desafio permanece em sua infraestrutura, sobretudo viária.”

Daniele Cruz, da Fecomércio SC.

O relatório da Pesquisa de Verão 2023/24 revelou números surpreendentes que refletem o boom econômico experimentado no litoral catarinense. Um aumento de 28% no gasto dos turistas em comparação com o ano anterior é apenas o começo dessa história. Empresários, principalmente do setor hoteleiro, testemunharam um crescimento significativo em seus faturamentos, com destaque para um impressionante aumento de 36,8% durante a alta temporada em comparação com os meses de baixa temporada. 

TENDÊNCIAS E PERFIS

Mas quem são os turistas que estão impulsionando esse crescimento? A pesquisa revela uma mudança interessante no perfil demográfico, com um aumento notável no número de turistas entre 31 e 60 anos, além de um crescimento na presença de casais sem filhos. No entanto, a proporção de famílias permanece estável, mostrando que o litoral catarinense continua a ser um destino querido por pessoas de todas as idades e formações familiares.

De acordo com Luciano Boico, coordenador de ações estratégicas da Embratur: “A pesquisa trouxe alguns deleites e alguma frustração, mas demonstrou muito do que já prevíamos, como aumento de turistas chilenos de avião e argentinos e Uruguaios por modais terrestres que aqueceram a economia por onde passaram até chegar no litoral. Mostrou a movimentação do turista nacional, impulsionado pelo crescimento da massa salarial que em 2023 foi superior a 11 % e a maior desde os anos 90 e, principalmente mostrou que iniciativa privada e poder público estão no rumo certo na oferta e na promoção de Santa Catarina. Em cada ponto percentual tem muito trabalho duro de todas as instituições.”

Luciano ressaltou os novos destinos promovidos pela Embratur, que devem melhorar ainda mais a presença do turista estrangeiro em Santa Catarina e iniciativas que começam a ser implantadas agora como o PATI: Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que vai impulsionar a atração de novos voos internacionais para o país.
Neste primeiro momento, de testes e ajustes da nova ferramenta de atração de voos, a previsão de investimento é de pelo menos R$ 7 milhões, metade custeado com recursos públicos, executado pela Embratur com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) oriundos de parceria entre os ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos.

UM OLHAR PARA O FUTURO

Os resultados da pesquisa não são apenas números, mas sim insights valiosos que moldarão o futuro do turismo em Santa Catarina. Com a análise detalhada do perfil e comportamento dos turistas, bem como o impacto econômico da temporada de verão, os líderes do setor estão equipados com informações cruciais para desenvolver estratégias que fortaleçam ainda mais o turismo e impulsionem a competitividade nos próximos anos.

“Essas informações são cruciais para o desenvolvimento de estratégias que visam fortalecer o setor turístico e impulsionar a competitividade nos próximos anos”, explicou o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni.

Não deixe de conferir o relatório completo da Pesquisa de Verão 2023/24 no Litoral Catarinense aqui e mergulhe nas histórias por trás dos números que tornam o verão em Santa Catarina uma experiência única e inesquecível.


Acompanhe o Portal Conecta SC também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Exit mobile version