Turismo

Visite o Projeto Tamar em Florianópolis e ajude a salvar tartarugas marinhas

Você já ouviu falar sobre o Projeto Tamar? Talvez conheça um pouco sobre essa incrível iniciativa que protege as tartarugas marinhas no Brasil. Mas, você sabia que Santa Catarina abriga uma unidade desse projeto em Florianópolis? Isso mesmo! Vamos descobrir mais sobre essa fascinante junção entre conservação e turismo. Pronto para embarcar nessa jornada?

COMO TUDO COMEÇOU

Você consegue imaginar o impacto de perder 11 tartarugas marinhas em uma única noite? Foi essa tragédia que, em 1977, no Atol das Rocas, no Rio Grande do Norte, chocou um grupo de estudantes de oceanografia e plantou a semente do Projeto Tamar. Apenas três anos depois, em 1980, nasceu oficialmente essa iniciativa que hoje é uma das mais respeitadas no mundo quando o assunto é preservação ambiental.

ATRAÇÃO TURÍSTICA E EDUCATIVA

O Tamar não é só sobre preservação; ele também é sobre conscientização e educação ambiental. Desde 2001, os Centros de Visitantes do projeto têm atraído cerca de 1 milhão de turistas por ano em várias regiões litorâneas do Brasil, incluindo a charmosa Florianópolis. E o que faz dessas visitas algo tão especial? Além de aprender sobre a importância das tartarugas marinhas, os visitantes têm a chance de explorar museus e exposições que mostram o trabalho de mais de 40 anos de preservação.

O CENTRO DE VISITANTES EM FLORIANÓPOLIS

Localizado na Barra da Lagoa, o Centro de Visitantes de Florianópolis é um verdadeiro tesouro para os amantes da natureza. Inaugurado em 2005, este espaço de 5.000 m² está a apenas 50 metros do mar e é totalmente acessível, garantindo uma experiência inclusiva para todos os visitantes, inclusive em dias de chuva. E que tal conhecer algumas das atrações?

ATRAÇÕES DO CENTRO DE VISITANTES

TANQUES E AQUÁRIOS: Aqui, você pode ver de perto quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas encontradas no litoral brasileiro. Cada tanque oferece uma visão única dessas incríveis criaturas em diferentes estágios de vida.

ESPAÇOS TEMÁTICOS E INTERATIVOS: Esses espaços são perfeitos para quem quer aprender mais sobre o ecossistema marinho de forma divertida e educativa.

BIÓLOGO POR UM DIA: Já pensou em viver a rotina de um biólogo marinho? Essa atração oferece uma experiência prática e educativa que vai encantar adultos e crianças.

LOJA FUNDAÇÃO PROJETO TAMAR: Leve para casa um pedacinho do Tamar. A loja oferece produtos exclusivos e o valor arrecadado contribui diretamente para a continuidade do projeto.

ESPACOS CULTURAL E INFANTIL: Atividades culturais e espaços dedicados às crianças garantem que toda a família aproveite a visita.

RETORNOS DE TARTARUGA AO MAR: Participe do emocionante momento de devolução das tartarugas ao seu habitat natural. Uma experiência inesquecível!

IMPACTO ECONÔMICO E SOCIAL

Você sabia que o Projeto Tamar também é um grande gerador de empregos? Através de seus Centros de Visitantes e outras unidades espalhadas por oito estados, o projeto emprega cerca de 1,8 mil pessoas. Isso sem falar no impacto positivo no turismo local, gerando renda e valorizando a cultura e a natureza brasileira.

O FUTURO DAS TARTARUGAS MARINHAS

O trabalho do Projeto Tamar ao longo desses mais de 40 anos já trouxe muitos resultados positivos. Quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas monitoradas apresentam tendência de recuperação populacional. Além disso, em média, 25 mil ninhos são protegidos a cada temporada de desova. Incrível, não é?

COMO VISITAR

Ficou interessado em conhecer o Centro de Visitantes de Florianópolis ou outras unidades do Tamar? Clique aqui para mais informações sobre as atrações e como planejar sua visita. Não perca a chance de fazer parte dessa história de preservação e educação ambiental!


Acompanhe o Portal Conecta SC também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo