Arquitetos e urbanistas ganham um espaço oficial no Conselho da Cidade de Florianópolis

Você já parou para pensar como as decisões sobre o futuro da nossa cidade são tomadas? A partir desta segunda-feira, dia 10 de junho, arquitetos e urbanistas ganham um espaço oficial para influenciar essas decisões em Florianópolis. Com a posse da AsBEA-SC no Conselho da Cidade, a capital catarinense dá um importante passo rumo ao desenvolvimento urbano mais inclusivo e sustentável.

O PAPEL DA ASBEA-SC NO CONSELHO DA CIDADE

A Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura em Santa Catarina (AsBEA-SC) vem pleiteando sua participação no Conselho desde a sua criação em 2018. Por quê? Porque arquitetos e urbanistas possuem o conhecimento técnico necessário para contribuir de maneira significativa no planejamento urbano. O processo eleitoral para o período 2024-2026 foi iniciado em maio, e os resultados foram divulgados na última sexta-feira no Diário Oficial.

“Este é um momento de grande importância para todos nós. O Conselho da Cidade desempenha um papel crucial no planejamento e desenvolvimento urbano do município, sendo um espaço de diálogo e mediação entre a sociedade civil, entidades e órgãos públicos”, afirma Ronaldo Martins, presidente da AsBEA-SC.

Para o presidente, a inclusão da AsBEA-SC no Conselho da Cidade é um ganho significativo para toda a comunidade. “Nossos profissionais possuem um conhecimento técnico aprofundado sobre a qualificação urbana, o que permitirá que consideremos as necessidades dos cidadãos e respondamos aos anseios da comunidade. Estamos comprometidos em utilizar nossa expertise para contribuir com políticas urbanas mais inclusivas e sustentáveis, visando uma cidade organizada, justa e acessível para todos,” reforça.

A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO DA CIDADE

Você sabe como funciona o Conselho da Cidade de Florianópolis? Criado pela lei complementar 482/2014 e instituído em 2018 pelo decreto municipal 18.279/2018, o Conselho é um instrumento de gestão democrática do município. Ele permite que representações do poder público e de diversos segmentos da sociedade discutam a melhor forma de promover o desenvolvimento urbano.

O Conselho é composto por 16 representações do Poder Público (incluindo instituições das esferas federal, estadual e municipal) e 24 representações da sociedade civil. Entre estas, estão entidades sindicais, conselhos e associações profissionais, entidades acadêmicas, ONGs, movimentos sociais e associações comunitárias.

A VOZ DOS ARQUITETOS E URBANISTAS

Ricardo Fonseca, vice-presidente de Relações Institucionais da AsBEA-SC, acrescenta que o Conselho é “um espaço democrático e representativo dos diferentes olhares que recaem sobre a cidade, sendo assim é também relevante a opinião de planejadores urbanos e dos desenhistas do território: arquitetos e urbanistas.”

Fundada em 2006, a AsBEA-SC é uma das 10 regionais da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura. Criada há 50 anos, a entidade tem como missão contribuir para o desenvolvimento do setor de arquitetura, valorizando sua importância no desenvolvimento urbano e na melhoria qualitativa da construção civil do país. Em Santa Catarina, a AsBEA representa 58 escritórios de arquitetura e 24 empresas fornecedoras do setor.

CONHECENDO MAIS SOBRE O CONSELHO DA CIDADE

O Conselho da Cidade tem entre suas atribuições a convocação das entidades e sociedade para as Conferências da Cidade. Essas conferências são fundamentais para discutir e definir as diretrizes do desenvolvimento urbano de Florianópolis, assegurando que as diversas vozes da sociedade sejam ouvidas e consideradas.

Quer saber mais sobre o Conselho da Cidade? Clique aqui e confira todos os detalhes sobre suas atribuições e composição.

PERSPECTIVAS PARA O FUTURO

A entrada da AsBEA-SC no Conselho da Cidade de Florianópolis abre novas perspectivas para o planejamento urbano da capital. Com a expertise dos arquitetos e urbanistas, espera-se que as políticas urbanas sejam cada vez mais alinhadas com as necessidades da população, promovendo uma cidade mais justa, organizada e acessível para todos.

Vamos acompanhar de perto essa nova fase e ver como a participação da AsBEA-SC pode transformar Florianópolis em um exemplo de desenvolvimento urbano sustentável e inclusivo. E você, como vê o futuro da nossa cidade?


Acompanhe o Portal Conecta SC também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Exit mobile version