Cidadania e sociedadeNotícias

UFSC recebe selo ‘Todos Nós’ e destaca-se na inclusão educacional de autistas

Bianca Souza, coordenadora de Acessibilidade Educacional da UFSC, e Leslie Sedrez Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade recebem o selo ‘Todos Nós’ em nome da UFSC

Você já ouviu falar do selo “Todos Nós”? É um reconhecimento incrível que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu pela sua dedicação à inclusão de pessoas autistas. No dia 19 de junho, durante o III Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior, a UFSC foi premiada pela Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas (ANIA). Esta certificação simboliza mais de uma década de esforços contínuos e inovações em acessibilidade educacional.

UMA SOLENIDADE MARCANTE

A cerimônia de entrega foi realizada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e transmitida ao vivo pelo YouTube. Você pode assistir ao evento na íntegra a seguir:

A UFSC, sendo a primeira universidade pública do Brasil a receber este selo, demonstrou um compromisso notável com a inclusão. Leslie Sedrez Chaves, pró-reitora de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) da UFSC, destacou a importância do trabalho da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE): “Este selo coroa e reconhece um trabalho que é realizado há mais de 10 anos”.

COMPROMISSO COM A INCLUSÃO

Você sabia que a inclusão na UFSC não é só sobre infraestrutura? Guilherme de Almeida, presidente da ANIA, afirmou: “Dificilmente encontramos uma instituição completamente pronta, mas vemos muitas comprometidas, que compartilham aspirações, valores e sonhos conosco”. A coordenadora da CAE, Bianca Souza, reforçou que a acessibilidade é um compromisso de toda a universidade: “O atendimento a estudantes com deficiência não é responsabilidade só da CAE, é de toda a Universidade”.

CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO CONTINUADA

Para garantir um atendimento qualificado, a CAE investe na capacitação dos seus profissionais. Bianca explicou que a luta contra o capacitismo é estrutural e precisa ser abordada em todos os espaços. Assim, qualquer setor da UFSC pode atender adequadamente qualquer pessoa, promovendo uma cultura de inclusão e respeito.

NÚMEROS QUE FALAM

Você tem ideia de quantos estudantes com deficiência a UFSC atende? Em 2014, eram 91; em 2024, esse número saltou para 545. Especificamente, 103 estudantes autodeclararam-se neurodivergentes no semestre 2023.2. Bianca Souza esclareceu que o atendimento da CAE é personalizado e começa antes mesmo das aulas, para que todos se sintam seguros e autônomos.

SUPORTE EDUCACIONAL

Dentro da sala de aula, a CAE trabalha para assegurar que cada estudante receba o suporte necessário. Isso pode incluir acompanhamento pedagógico, mais tempo para tarefas ou ajustes no planejamento de provas e trabalhos. “A CAE articula com docentes para promover a equidade, sempre respeitando o desejo e a autorização do estudante”, detalhou Bianca.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL

A CAE conta com uma equipe diversificada, composta por pedagogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, intérpretes de Libras e psicólogos, além de estagiários e terceirizados. Essa equipe é majoritariamente concentrada no Campus de Florianópolis, mas também atende outros campi à distância.

DESAFIOS E EXPANSÃO

Apesar dos avanços, a UFSC ainda enfrenta desafios na ampliação do atendimento. A pró-reitora Leslie Chaves destacou a necessidade de políticas inclusivas para garantir o acesso à educação e serviços universitários para todos. “Receber o selo ‘Todos Nós’ demonstra o quanto é importante que as instituições públicas garantam acesso a todas as pessoas”, afirmou Leslie.

SOBRE O SELO ‘TODOS NÓS’

Criado pela ANIA, o selo “Todos Nós” visa reconhecer e incentivar práticas inclusivas para pessoas autistas em diversos contextos. Quer saber mais? Visite o site da ANIA.

SIMPÓSIO INTERNACIONAL

A entrega do selo ocorreu no III Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior, realizado nos dias 18 e 19 de junho em Florianópolis. O evento reuniu especialistas, autoridades, familiares e ativistas para discutir a formação continuada e a acessibilidade digital como recursos centrais para inclusão.

Fonte: UFSC Notícias.


Acompanhe o Portal Conecta SC também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo