Seminário Você na Comunicação promovido pelo Minc cria pontes entre cultura e comunicação
“Que a gente consiga criar alfinetes para furar bolhas”, diz ministra Margareth Menezes
No último dia 9 e 10 de julho, a Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom) do Ministério da Cultura (MinC) promoveu o Seminário Você na Comunicação, um evento marcado pela participação de mais de duzentos gestores e comunicadores. Durante dois dias intensos, o encontro reuniu profissionais da pasta, entidades vinculadas e outros ministérios para discutir o papel crucial da comunicação na disseminação das políticas culturais pelo Brasil.
Conteúdos
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA COMUNICAÇÃO CULTURAL
A abertura do seminário foi marcada pelo discurso inspirador da ministra Margareth Menezes. Em suas palavras, ela destacou a importância de superar barreiras comunicativas para promover as políticas culturais do Ministério da Cultura. “Que a gente consiga criar alfinetes para furar bolhas e levar as políticas do Ministério da Cultura onde elas precisam estar”, enfatizou, ressaltando o papel crucial da comunicação como ponte entre políticas públicas e a população.
UM OLHAR SOBRE A ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO
Márcio Tavares, secretário-Executivo do MinC, enfatizou que a forma como as políticas públicas são comunicadas desempenha um papel crucial na política cultural. “Esse momento de reflexão e preparação nos fortalece para os próximos ciclos, que serão ainda mais vitoriosos para a cultura e para nosso país”, destacou Tavares, evidenciando o compromisso da gestão com uma comunicação eficaz e transparente.
VISÃO DE FUTURO
O ministro da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Laércio Portela, encerrou o seminário parabenizando a iniciativa da Ascom e reafirmando que a essência da cultura está na sua capacidade de comunicar e construir percepções diversas. “Esse espaço é fundamental para dialogar com a sociedade e enriquecer nossa visão de mundo”, concluiu Portela.
DIVERSIDADE DE TEMAS E DEBATES
Durante o evento, dez palestrantes abordaram temas diversos. Thássia Alves iniciou as discussões com a mesa “Como a comunicação pode colaborar com o sucesso de uma política pública?”, seguida por Juan Pessoa, que discutiu a produção de conteúdos jornalísticos na tevê pública. A tarde contou com André Felipe explorando a escrita criativa e Yasmin Thayná destacando o vídeo como ferramenta de comunicação poderosa.
REFLEXÕES FINAIS
O seminário também debateu temas como análise de redes sociais com Pedro Barciela e Marta Criola, além de abordar aspectos do design com Lucas Reis e a acessibilidade com Saulo Tomé e Ivan Baron. Nina Fernandes encerrou o evento discutindo desinformação e fake news, reforçando a importância da comunicação responsável e ética.
PARTICIPAÇÃO E ENGAGEMENTO
Representantes das sete autarquias vinculadas ao MinC e das sete secretarias que compõem a Pasta registraram presença ao longo da atividade, entre eles, o secretário-Executivo adjunto, Cassius Rosa; do Audiovisual, Joelma Gonzaga; dos Comitês de Cultura, Roberta Martins; de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; e de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes; além da presidenta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Fernanda Castro.
PROGRAMAÇÃO PLURAL
“Construímos uma programação plural, que levou em conta as necessidades da comunicação e da Cultura. Desde a retomada do MiniC, o ato de comunicar foi colocado como uma prioridade dessa gestão e prova do alinhamento construído nesses 18 meses é a participação massiva de representantes de todas as vinculadas e secretarias do Ministério. Apresentamos boas práticas, trocamos experiências, mas, acima de tudo, reforçamos nossa atuação qualificada e em rede”, avaliou a chefe da Ascom, Gabriella Gualberto.
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.