Você sabia que a Udesc está à frente de iniciativas significativas para promoção da diversidade e o combate ao racismo em Santa Catarina há mais de 20 anos? Isso mesmo! A Udesc desenvolve projetos que visam à igualdade e à inclusão dentro e fora da instituição.
Conteúdos
O MEMORIAL ANTONIETA DE BARROS
Entre essas iniciativas destaca-se o Memorial Antonieta de Barros, um programa de extensão permanente do Centro de Educação a Distância (Cead), que atua fortemente no combate ao racismo em Santa Catarina. Criado em 2003, o programa é o braço extensionista do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) da Udesc. O Neab tem como missão a produção e a disseminação do conhecimento, o desenvolvimento de políticas de diversidade étnico-racial, e a promoção da igualdade e valorização das populações de origem africana e indígena.
A IMPORTÂNCIA DO MEMORIAL
“O Memorial Antonieta de Barros se configura como um fórum e espaço de referência na proposição de ações de extensão, articuladas ao ensino e à pesquisa, que fomentem a afirmação de direitos, a crítica epistemológica do pensamento único, a visibilidade de produções ancestrais e contemporâneas, o combate à segregação e preconceito nos espaços sociais e educativos, a luta antirracista e as intolerâncias de todas as ordens”, explica Maria Helena Tomaz, técnica universitária que coordena o Neab há quase duas décadas.
CUMPRINDO AS DIRETRIZES NACIONAIS DE EDUCAÇÃO
As ações do Memorial auxiliam na implementação de leis federais relacionadas às Diretrizes Nacionais de Educação, especificamente as Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08, que tratam das relações étnico-raciais, da história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Além disso, elas também se alinham à Política de Ações Afirmativas da Udesc.
ABRANGÊNCIA E PARCERIAS
O programa desenvolve uma variedade de projetos de combate ao racismo em Santa Catarina, incluindo cursos, palestras, oficinas e rodas de conversa, tanto online quanto presenciais. “Considerando que a universidade estadual é formada por um sistema multicampi com 13 unidades distribuídas em dez cidades catarinenses, além de mais de 30 polos de apoio presencial para o EAD, o escopo de possibilidades de desenvolvimento de ações do programa estende-se para diversas regiões, de forma presencial ou a distância”, afirma Maria Helena.
ENSINO E PESQUISA INTEGRADOS
As atividades do Memorial Antonieta de Barros são integradas ao ensino e à pesquisa, envolvendo políticas de Diversidade, Direitos Humanos e Ações Afirmativas. Isso garante os direitos de grupos historicamente subalternizados, como negros, indígenas e quilombolas, de forma interseccional no âmbito educacional, assim como o combate ao racismo em Santa Catarina.
“O programa é um espaço para exercício de prática docente e de pesquisa de estudantes de graduação e pós-graduação, dá suporte para o desenvolvimento de atividades de ensino para diferentes cursos da Udesc e, ainda, fornece informações a pesquisadores, por meio da organização de acervos documentais e bibliográficos”, explica Maria Helena.
ARTICULAÇÃO COM A SOCIEDADE
O programa busca diálogo e interação com instituições governamentais e não governamentais, movimentos sociais e grupos comunitários. “Além do combate ao racismo e ao preconceito, da promoção da igualdade e da diversidade como elemento fundante da constituição dos seres humanos, nossa atuação busca o fortalecimento de identidades que auxiliem a coletivizar conhecimentos e experiências voltadas às relações étnico-raciais, políticas de ações afirmativas, cultura afro-brasileira, afro-catarinense, quilombola e indígena, gênero, sexualidade e classe”, complementa Maria Helena.
PARCEIROS INTERNOS E EXTERNOS
Dentro da Udesc, o programa conta com apoio de diversos laboratórios e núcleos, como o Laboratório de Direitos Humanos (LabDH) e o Núcleo de Diversidades, Direitos Humanos e Ações Afirmativas (Nudha). Externamente, parceiros incluem a Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros (Conneabs), entre outros.
PROJETOS EM DESTAQUE
CAMINHANDO COM ANTONIETA DE BARROS
Este projeto reúne atividades que destacam o protagonismo de mulheres negras e indígenas na história de Santa Catarina e do Brasil. Narrativas de resistências e ancestralidades são o foco principal.
OBSERVATÓRIO DE EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM SC (OBERER)
Um espaço para produção e disseminação de estudos sobre as experiências históricas e educacionais das populações afrodescendentes e indígenas em Santa Catarina.
OBSERVATÓRIO DE POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS (OPPAS)
Atividades relacionadas ao Programa de Ações Afirmativas da Udesc, promovendo inclusão social e étnico-racial.
BIBLIOTECA DE REFERÊNCIA NEAB UDESC
Com um acervo de pesquisas e produções bibliográficas sobre diversidade e relações étnico-raciais, a biblioteca atua na disseminação da história e cultura de populações de origem africana e indígena e no e combate ao racismo em Santa Catarina.
CURSO DE EXTENSÃO ONLINE “EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DIVERSIDADES E DIREITOS HUMANOS”
Com carga horária de 100 horas e três módulos, este curso será ofertado em 2025 para profissionais da educação pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA) Moodle.
PARTICIPE E CONHEÇA MAIS
Para mais informações e para conferir todos os projetos, visite o site do Neab, ou entre em contato pelo e-mail maria.tomaz@udesc.br.
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.