13º Fazendo Gênero discute antifascismo, anticolonialismo e justiça climática em Florianópolis
Você já ouviu falar do 13º Fazendo Gênero”? Se ainda não, prepare-se para conhecer um dos eventos mais importantes do cenário acadêmico, artístico e ativista no Brasil! A 13ª edição seminário internacional Fazendo Gênero, começa na próxima segunda-feira, 29 de julho, na UFSC, com o tema “Contra o Fim do Mundo – Antifascismo, Anticolonialismo e Justiça Climática”, promete ser um marco na história dos movimentos sociais e de gênero.
Vamos explorar juntos o que este evento trará de novo e impactante?
Conteúdos
O QUE É O FAZENDO GÊNERO?
O Fazendo Gênero é um seminário internacional que ocorre desde 1994, promovido pelo Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com a parceria da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em sua 13ª edição, o evento mantém seu compromisso com a pluralidade e a diversidade, abordando temas urgentes como antifascismo, anticolonialismo e justiça climática.
ANTIFASCISMO, ANTICOLONIALISMO E JUSTIÇA CLIMÁTICA
Antifascismo: Em tempos de crescente polarização política, o antifascismo se destaca como um tema crucial. O seminário buscará debater formas de resistência às ideologias fascistas que ameaçam a democracia e os direitos humanos.
Anticolonialismo: O colonialismo ainda reverbera em nossas sociedades. O FG13 discutirá como o colonialismo continua a influenciar nossas vidas e como podemos combatê-lo através de práticas anti-hegemônicas e democráticas.
Justiça Climática: As mudanças climáticas não afetam a todos de forma igual. O evento abordará a necessidade de justiça climática, considerando as populações mais vulneráveis e marginalizadas, que são as primeiras a sofrer os impactos ambientais.
UM ESPAÇO PARA DIÁLOGO E TROCA
Você sabia que mais de 6 mil pessoas estão inscritas para participar do 13º Fazendo Gênero em 2024? Com uma programação rica que inclui exposições, feiras, atividades artísticas e culturais, minicursos, mesas redondas e simpósios temáticos, o evento promete ser um verdadeiro caldeirão de ideias e experiências. Entre os destaques estão as conferências de Amina Mama, Adriana Guzmán, Débora Diniz e Mestra Joana.
UMA PROGRAMAÇÃO IMPERDÍVEL
A programação completa do 13º Fazendo Gênero está disponível no site oficial do evento. Além das atividades acadêmicas, o seminário oferece uma série de atrações culturais e artísticas, proporcionando um ambiente dinâmico e enriquecedor para todos os participantes.
TRANSMISSÃO ONLINE
O canal do youtube do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) irá transmitir as 4 Conferências e algumas Mesas Redondas (MRs) do FG 13. Então, caso você não consiga estar presente, aproveite esta oportunidade.
PARTICIPANTES E ATIVIDADES
Com mais de 6 mil inscritos, 45 mesas-redondas, tendas temáticas, oficinas, rodas de conversa, minicursos e a emblemática Marcha Mundo de Mulheres, o evento celebra seus 30 anos de atividades e marca o retorno dos encontros presenciais após a pandemia da Covid-19. Que tal participar de uma dessas atividades e compartilhar suas próprias experiências e ideias?
LOCALIZAÇÃO E INFRAESTRUTURA
O seminário será realizado no Campus de Florianópolis da UFSC, no bairro Trindade. As conferências acontecerão no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Já imaginou participar de uma conferência em um lugar tão inspirador?
MARCHA CONTRA O FIM DO MUNDO
Uma das atividades mais aguardadas do evento é a Marcha Contra o Fim do Mundo, que acontecerá no dia 31 de julho. A marcha abordará os três eixos temáticos do evento: Anticolonialismo, Antifascismo e Justiça Climática, passando por diversos pontos emblemáticos de Florianópolis.
A concentração está prevista para as 16h no Largo da Alfândega, e a marcha terá início às 18h30, com um percurso de 2,5 km que passará pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, Largo da Catedral Metropolitana de Florianópolis e Banco do Brasil na Rua Tenente Silveira, retornando ao Largo da Alfândega.
POR QUE PARTICIPAR DO FAZENDO GÊNERO 13?
Participar do Fazendo Gênero 13 é uma oportunidade única de se engajar em discussões profundas e relevantes sobre gênero, direitos humanos e justiça social. É um espaço para troca de conhecimentos, fortalecimento de redes e construção de novas perspectivas para um mundo mais justo e igualitário.
PARTICIPE
Confira a programação completa e outras informações sobre o evento no site oficial do FG13.
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.