Diploma de doutorado e mestrado é alternativa para o green card sem a necessidade de oferta de emprego

Levantamento da HAYMAN-WOODWARD, empresa de mobilidade global, junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), aponta que em 2022, foram registrados cerca de 1 milhão de recibos de pedidos de isenção de interesse nacional que favorece os portadores de cerificados de pós graduação

Mais conhecida em inglês como National Interest Waiver (NIW), a isenção de interesse nacional é uma opção para residência permanente nos EUA que não necessita de uma oferta de emprego ou certificação trabalhista. Ela se aplica à categoria EB-2, que é destinada a profissionais com pós-graduação ou habilidades excepcionais.

Basicamente, para se solicitar um pedido de isenção de interesse nacional é preciso que o candidato demonstre que possui um diploma avançado ou habilidades excepcionais. “Isso significa ter um mestrado, doutorado ou equivalente, ou ter habilidades extraordinárias em ciências, artes, negócios. É importante destacar que não é somente sobre sua profissão e muito mais sobre seu propósito de valor aos Estados Unidos”, explica o CEO da HAYMAN-WOODWARD, Leonardo Freitas.

Freitas também ressalta que é “preciso provar que a permanência nos EUA beneficiará substancialmente o país em áreas como economia, saúde, educação, cultura, etc”.

Quatro passos para solicitar a isenção de interesse nacional

O CEO da HAYMAN-WOODWARD, Leonardo Freitas, explica que o processo para solicitação da isenção envolve pelo menos quatro etapas essenciais. Confira:

  1. Preparar a petição: É preciso reunir evidências que comprovem as qualificações, experiência profissional, contribuições e o impacto positivo do trabalho do requerente nos EUA. Isso pode incluir cartas de recomendação de especialistas, publicações, prêmios, etc.
  2. Apresentar o Formulário I-140: preenchimento e envio do Formulário I-140 com seu advogado de imigração, Petição para Trabalhador Estrangeiro, ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
  3. Aguardar a decisão: O USCIS analisará a petição e decidirá se o requerente se qualifica para a isenção de interesse nacional.
  4. Ajustar o status ou solicitar o visto de imigrante: Se a petição for aprovada, o candidato poderá ajustar o status para residente permanente se já estiver nos EUA ou solicitar um visto de imigrante em um consulado americano se estiver no exterior.

Mais de 1 milhão de pedidos de isenção em um ano

Levantamento da HAYMAN-WOODWARD, empresa de mobilidade global, junto ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS), aponta que em 2022, foram registrados cerca de 1 milhão de recibos de pedidos de isenção de interesse nacional. Esta modalidade de visto para trabalhar nos EUA tem aumentado nos últimos anos e figura como uma opção mais rápida para obtenção do green card.

Dados de uma análise da Fundação Nacional de Política Americana apontam que houve aumento de 51% das receitas de pedidos de isenção de interesse nacional do ano fiscal de 2021 ao ano fiscal de 2022 (14.610 para 21.990). Leonardo Freitas assinala que o aumento de pedidos de isenções pode ser explicado pela alta demanda por profissionais altamente qualificados em diversas áreas.

“O desenvolvimento de novas tecnologias cria novas oportunidades de emprego e demanda por profissionais com habilidades específicas e a competição global exige que as empresas americanas busquem os melhores talentos do mundo para se manterem competitivas. Além disso, as políticas de imigração implementadas recentemente pelo governo Biden têm facilitado a entrada de profissionais estrangeiros nos últimos anos”, assinala.


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Exit mobile version