Projeto sobre a obra de José Brazilício de Souza recebe prêmio nacional da Funarte
O projeto Enlevo, que leva o título de uma das obras de José Brazilício de Souza (1854-1910), foi contemplado com um dos mais significativos prêmio nacionais de música, o Edital Funarte Retomada. A iniciativa teve como proponente a produtora cultural e pianista Liza Amaral e prevê ações de divulgação da obra do autor do Hino do Estado de Santa Catarina.
A obra de José Brazilício de Souza, o ilustre compositor do Hino do Estado de Santa Catarina, continua em evidência. Recentemente, um projeto liderado pela produtora cultural Liza Amaral foi reconhecido nacionalmente e selecionado no Edital de Música do Programa Funarte Retomada 2023, da Fundação Nacional de Artes – Funarte. O Edital recebeu um total de 5.247 propostas inscritas, das quais 50 foram selecionadas por uma comissão composta por agentes artísticos da sociedade civil, atuantes em diferentes áreas do segmento da Música.
Segundo o pianista Rodrigo Warken “A premiação recebida é um justo reconhecimento da importância de Brazilício no cenário da música brasileira. Este projeto, dedicado à preservação do acervo musical do compositor, pretende dar ampla visibilidade para a obra singular deste músico”. Warken, que também é responsável por outro projeto que vem divulgando a obra de Brazilício, o #TocaBrazilício, está circulando o Estado com um recital que dá destaque às composições pianísticas deste autor.
Conteúdos
QUEM É BRAZILÍCIO?
Filho único do Capitão Reformado José Manuel de Sousa Sobrinho (1817 – 1895) e Rita Inácia de Almeida Sousa (1817 – 1899), José Brazilício nasceu em Pernambuco, mas passou sua infância na então cidade de Desterro, atual Florianópolis. Desde criança, foi dedicado para estudar música, deixando uma grande bagagem de músicas por ele compostas, da maior variedade de gêneros musicais. Além da música, tinha interesses pelo Volapük (antecessor do Esperanto como língua universal) e pela astronomia. Suas correspondências com o professor Ludwig Zamponi da Universidade de Graz, na Áustria inspiraram o neto (Abelardo Sousa) autor d’O Sábio e o Idioma. Casou-se com Maria Carolina Corcoroca e desta união nasceram 5 filhos. Dentre os filhos, está o compositor Álvaro Sousa, pai do também músico e escritor Abelardo Sousa. Morreu em Santa Catarina, em 30 de março de 1910, 5 dias após o falecimento da esposa.
PROJETO ENLEVO VISA DIVULGAR A MÚSICA DE BRAZILÍCIO
O projeto Enlevo vai divulgar a música de Brazilício por meio de três ações principais: a realização de recitais-palestras, a publicação de um álbum de partituras inéditas e a gravação de três peças para piano em formato extended play (EP). Liza destaca que os recitais-palestra são voltados para a formação de público, especialmente o infanto-juvenil. “Será um momento de ouvir a música e conhecer a história desse compositor que tem uma obra expressiva, mas pouco divulgada. É preciso relembrar este ilustre personagem e difundir a sua obra para os mais jovens”, comenta a pianista. Ainda no segundo semestre deste ano será editado um volume com algumas composições de Brazilício e realizada a gravação.
QUEM É LIZA AMARAL?
Liza Amaral é mestre em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC (2000) e pós-graduada em Musicoterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina -UNISUL (2003). Professora aposentada dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Liza atuou como professora da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC de Lages, de 2004 a 2007, e da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, de 2004 a 2009. Participou da produção técnica do VII Festival da Canção de Balneário Camboriú (2017), dos Festivais Culturais Univali (2015, 2013 e 2011) e do 3º FEMIC, Festival da Música e da Integração Catarinense (2010).
SERVIÇO
O quê: Recital-Palestra da pianista Liza Amaral: a obra de José Brazilício de Souza
Quando: Timbó (Museu da Música, 20/08); Palhoça (Instituto Casa Nobre, 22/08); Itajaí (Local a confirmar, 26/08); Brusque (Instituto Aldo Krieger, 28/08); Florianópolis (Auditório Person Music, 30/08 e Joinville (Casa da Cultura, 03/09)
Quanto: Entrada franca
Produção executiva: Rodrigo Warken (48 99210-1973)
Assessoria de Comunicação: Francine Canto (48) 99992 7310
toca@brazilicio.com.br
Instagram: @tocabrazilicio
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.