Educação

Heróis da Mente: histórias em quadrinhos estimulam o desenvolvimento de softskills em crianças

O Projeto Heróis da Mente da UFSC revoluciona o Ensino com Histórias de Super-Heróis
Ilustração: Laura Araujo/NADC/UFSC

Você já imaginou como seria se os heróis dos quadrinhos pudessem ajudar as crianças a enfrentar desafios cotidianos? E se esses personagens lendários pudessem contribuir para o desenvolvimento de habilidades essenciais para a vida? É exatamente isso que o projeto Heróis da Mente, desenvolvido pela professora Chrissie Ferreira de Carvalho, do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), está fazendo. Utilizando histórias em quadrinhos e atividades lúdicas, o projeto visa ajudar crianças a desenvolver habilidades importantes desde cedo.

Mas como exatamente essas histórias podem influenciar o aprendizado e o crescimento das crianças? Vamos explorar como o Heróis da Mente está transformando a educação e contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais através de uma abordagem inovadora.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA EDUCATIVA

O Heróis da Mente não é apenas um projeto de extensão; é uma iniciativa revolucionária que une educação e entretenimento para abordar temas complexos de uma maneira acessível. Através de histórias em quadrinhos e atividades interativas, o projeto busca ensinar às crianças habilidades cruciais como autocontrole, estabelecimento de metas e resolução de conflitos.

“Com o Heróis da Mente é possível promover diálogos com pais, professores e colegas sobre emoções, tomada de decisões e resolução de conflitos; aprender como lidar com frustrações; esperar a vez e compreender os sentimentos dos outros”, afirma a psicóloga Chrissie Ferreira de Carvalho. Essas habilidades, muitas vezes chamadas de soft skills, são fundamentais para o sucesso em várias áreas da vida e são ensinadas de forma inovadora através do projeto.

O PAPEL DAS SOFT SKILLS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

As soft skills, ou habilidades interpessoais e de tomada de decisão, são essenciais para o desenvolvimento equilibrado das crianças. Embora muitas vezes não sejam abordadas nos currículos escolares tradicionais, elas desempenham um papel crucial na capacidade de uma criança de interagir de forma eficaz com os outros e de gerenciar suas próprias emoções e comportamentos.

De acordo com Chrissie, “quando falamos de funções executivas e regulação emocional, estamos nos referindo às habilidades que permitem estabelecer metas, manter o foco nelas, concluir tarefas e avaliar os resultados de forma eficaz”. São essas habilidades que o Heróis da Mente se propõe a desenvolver de maneira prática e envolvente.

BENEFÍCIOS PARA CRIANÇAS COM NEURODIVERSIDADES

O projeto Heróis da Mente também é particularmente valioso para crianças com neurodivergências, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Opositor Desafiador (TOD). Essas crianças frequentemente enfrentam desafios adicionais em termos de impulsividade e regulação emocional.

“Os personagens heroicos das histórias em quadrinhos e atividades educativas são exemplos positivos de relacionamento e regulação emocional, especialmente para crianças com neurodivergências”, explica Chrissie. Através desses personagens, as crianças aprendem a lidar melhor com suas emoções e a desenvolver habilidades essenciais para interações sociais e autocontrole.

UMA ROTINA DINÂMICA PARA PAIS E FILHOS

O Heróis da Mente foi iniciado durante a Pandemia da Covid-19, em um momento em que muitos pais tiveram que assumir o papel de educadores em tempo integral. Nesse contexto, Chrissie incluiu os pais nas atividades do projeto, criando momentos específicos para alinhamento sobre a importância da rotina, práticas parentais positivas e estratégias de regulação emocional.

Após a retomada das atividades presenciais na UFSC, em março de 2022, o projeto se tornou híbrido, com reuniões online para os pais e encontros presenciais semanais para as crianças no Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi/UFSC). O modelo híbrido permite que famílias que não podem comparecer presencialmente ainda participem das atividades.

Durante o semestre, o projeto realiza cinco encontros conjuntos e sessões semanais individuais para cada criança. “A presença dos pais é crucial para que eles atuem junto aos monitores e percebam quais habilidades são mais desafiadoras para seus filhos”, diz Chrissie. Essas sessões ajudam a identificar e reforçar as áreas que precisam de mais atenção, tanto em casa quanto nas atividades do projeto.

AVALIAÇÃO E RESULTADOS DO PROJETO

O impacto do Heróis da Mente é avaliado de maneira abrangente. Após cada módulo, as famílias recebem um relatório detalhado que destaca os progressos e áreas que ainda precisam de desenvolvimento. Esse relatório pode ser compartilhado com as escolas e é útil em processos de psicoterapia, proporcionando um acompanhamento integrado às crianças.

Além disso, o projeto inclui uma pesquisa sistemática para avaliar os resultados das intervenções. “No ano passado, desenvolvemos um sistema para realizar avaliações antes e depois da participação no projeto, a fim de medir os progressos obtidos pelas crianças e as percepções das famílias”, informa Chrissie. A pesquisa utiliza questionários e testes de desempenho cognitivo para avaliar melhorias em áreas como atenção, sociabilidade e autocontrole.

EXPANSÃO E DESAFIOS

O próximo objetivo do Heróis da Mente é expandir sua implementação através das escolas. Chrissie e sua equipe estão desenvolvendo um Manual do Professor e um livro ilustrado para crianças, com o intuito de integrar o projeto diretamente ao ambiente escolar. Esses materiais serão utilizados tanto por professores quanto por alunos, facilitando a aplicação das atividades em sala de aula.

No entanto, a falta de financiamento é um desafio significativo. O projeto busca recursos através de editais e parcerias, incluindo colaborações com instituições acadêmicas renomadas como a Universidade de Harvard, onde Chrissie fez seu pós-doutorado. “O Heróis da Mente é um projeto completo e muito importante para estudantes e famílias. É fundamental que possamos expandir nosso alcance e garantir que mais crianças tenham acesso a essas ferramentas”, ressalta Chrissie.

O QUE ISSO SIGNIFICA

O Heróis da Mente representa uma abordagem inovadora e eficaz para o desenvolvimento infantil, utilizando histórias em quadrinhos para ensinar habilidades essenciais de forma envolvente e acessível. Com a combinação de educação, pesquisa e extensão, o projeto está moldando um futuro mais promissor para crianças e suas famílias.

Se você é professor, psicólogo ou simplesmente interessado em saber mais sobre como o Heróis da Mente está transformando a educação e o desenvolvimento infantil, acompanhe as atualizações no site do Serviço de Atenção Psicológica (Sapsi) e nas redes sociais.


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

 

Fonte
UFSC

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo