Cicloviajantes, ciclistas e cicloativistas começaram a chegar em Brasília para 13º Fórum Mundial da Bicicleta e 11º Bicicultura”, uma realização da Rodas da Paz com o apoio da União de Ciclistas do Brasil, que acontecerá de 4 a 8 de setembro, no Centro de Excelência da Universidade de Brasília (UnB).
A cultura dos Cicloviajantes, o Cicloativismo, o Ciclismo e outros esportes movidos a bicicleta, a Ciclomobilidade, Estrutura Cicloviária e tudo que diz respeito a este veículo estarão representados no evento “Salve o Planeta, Pedale ”. A primeira edição do Fórum Mundial da Bicicleta aconteceu em Porto Alegre (RS), depois Curitiba. Percorreu diversos países e, em 2024, volta ao Brasil.
ORIGENS DO FÓRUM MUNDIAL DA BICICLETA E DA BICICULTURA
O Fórum Mundial da Bicicleta e o Bicicultura, que estão sob o lema “Salve o Planeta, Pedale”, acontecerão pela primeira vez de forma simultânea, por empenho da Rodas da Paz, que disputou o direito de sediar o evento no Brasil no FMB 2022, na Colômbia. Como Rodas da Paz organizou, junto com a UCB, a primeira edição do Bicicultura, encontro brasileiro da cultura da bicicleta e da Ciclomobilidade, em 2008, voltamos a reivindicar o direito de Brasília ser a cidade sede em 2024.
A doutoranda em Desenvolvimento Regional e cicloativista Anna Coirolo, de 30 anos, é uma das catarinenses que participará do evento Bicicultura. Representando a Associação Blumenauense Pró-Ciclovias (ABC) e atuando como voluntária de comunicação do evento, Anna destaca a importância do evento.
“No ano passado, participei do Bicicultura em Florianópolis com uma perspectiva totalmente acadêmica, pois no doutorado pesquiso questões de mobilidade, bicicleta e cicloturismo. No evento, me deparei com muito mais do que cicloativismo, bicicleta e direitos. Encontrei pessoas incríveis que realmente trabalham por um mundo melhor.
Até brinquei com pessoal que aquilo parecia uma grande reunião de família”, comenta. Sobre o Fórum, Anna está empolgada com a apresentação que fará.
“Minhas expectativas para o evento deste ano são altas, especialmente por ocorrer junto com o Fórum Mundial da Bicicleta. É uma oportunidade de contato com uma realidade que vai além das questões brasileiras. Além disso, vou apresentar um banner sobre o trabalho que venho desenvolvendo sobre a história da bicicleta em Blumenau”, acrescenta.
O evento é totalmente gratuito e as inscrições podem ser feito na BIO dos perfis do evento no Instagram @rodasdapaz, @foromundialdelabicicleta e @biciculturabr . É essencial estar inscrito/inscrita para ter acesso à toda programação no local, que é formada também por exposição, passeios de bicicleta, mostra de filmes, o Ciclocine, atividades lúdicas. E tem um espaço de diversão para crianças, o Biciculturinha.Brasileiros vieram pedalando de Pernambuco e há cicloviajantes que vêm do Equador, Bolívia, Colômbia e Chile também de bicicleta.
Para conhecer toda a programação do evento, visite o site: www.bicicultura.org.br
Que tal conhecer também as Rotas de Cicloturismo de Santa Catarina? Fica o convite.
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.