A Prefeitura de São José, por meio da Fundação Municipal do Meio Ambiente, está finalizando a construção do primeiro borboletário público do município. Os borboletários são uma forma de viveiro exclusivo para criação de diversas espécies de borboletas e suas diversas fases de desenvolvimento (ovo, lagarta, pulpo e fase adulta).
“A importância do borboletário é atrair uma diversidade de borboletas que temos no bioma Mata Atlântica e também mostrar o processo de ciclo vital dos insetos por meio de banner que teremos no local e observar na prática nas flores e frutas que estarão no local”, explicou o professor e biólogo do Jardim Botânico, Sérgio Luiz Bianco.
O trabalho no Jardim Botânico versa sobre três missões: pesquisa, conservação e preservação, e educação ambiental. “O nosso foco maior é na educação ambiental onde a gente conversa com os alunos e os grupos visitantes, sobre a preservação e conservação do Bioma Mata Atlântica. Mostramos a importância de mantermos a nossa Mata Atlântica preservada, para nosso benefício”, completa o professor Sérgio.
A estrutura do borboletário encontra-se pronta, e, neste momento, estão sendo organizados os espaços para colocação de flores que atraem as borboletas. A previsão de entrega será até o final de 2024.
O Jardim Botânico fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 17h. Os interessados devem entrar em contato com (48) 3288-4313 – Ramal 2565 e marcar visita através do e-mail jardimbotanico@pmsj.sc.gov.br. A entrada é gratuita.
Acompanhe o Portal Conecta São José e fique por dentro das notícias da cidade também nas redes sociais:São José no Facebook | Conecta São José no Instagram