São José estimula empreendedores a vender para o setor público
A Prefeitura de São José realizou na quarta-feira (11), em parceria com a Aemflo (Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis) e Sebrae, duas palestras estimulando os empreendedores a vender para órgãos públicos. O consultor Henrique Ruiz Werminghoff foi um dos palestrantes da noite, ele abordou o tema “Maximizando Oportunidades: Como Vender para o Setor Público?”
De acordo com Henrique, foi importante esclarecer aos 50 empreendedores presentes sobre a estrutura das empresas e o processo de vendas. “Às vezes a gente se preocupa em buscar um processo licitatório, mas o processo de vendas não está bem definido, não tem uma capacidade bem desenvolvida de atendimento no varejo, ao consumidor comum. E os erros no processo de venda do setor privado acabam sendo trazidos também para o setor público”.
Guilherme Lopes Mati, foi um dos empreendedores que participaram da rodada de palestras. Ele possui uma empresa de software há quatro anos que desenvolve soluções para eventos e cursos, especialmente aqueles que precisam emitir certificados e organizar a frequência dos participantes.
Ele também já participou do Programa Salto São José e agora busca vender os serviços para os órgãos públicos. “Apesar de já ter usuários do setor público utilizando os meus softwares, ainda não fiz vendas ativas para órgãos públicos e tenho dúvidas sobre como participar de licitações. Estou buscando me capacitar nesse aspecto, com o objetivo de, no futuro, considerar a possibilidade de expandir a minha atuação para esse setor”.
O secretário interino de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Rubens Pereira Júnior, avalia como importante a negociação do público privado com os departamentos públicos.
“O empreendedor tem mais garantias de adimplência dos órgãos públicos; contratos a longo prazo; credibilidade por estar fornecendo serviços a um órgão público; grandes volumes de venda e a possibilidade de expansão. Já o órgão público conquista eficiência e especialização da mão de obra; redução de custos; flexibilidade, entre outros benefícios”.
Acompanhe o Portal Conecta São José e fique por dentro das notícias da cidade também nas redes sociais:São José no Facebook | Conecta São José no Instagram