Cultura

Oficina sobre o Plano Nacional de Cultura em Santa Catarina tem data marcada, saiba como se inscrever

Oficina sobre o Plano Nacional de Cultura em Santa Catarina tem data marcada, saiba como se inscrever
Fotos: Filipe Araújo / MinC

Você já se perguntou como as políticas culturais no Brasil são desenvolvidas? Quais são as diretrizes que orientam as ações e investimentos para que o acesso à cultura seja ampliado e diversificado? A resposta para essas perguntas está no Plano Nacional de Cultura (PNC), que, em 2024, passará por uma importante atualização. E a novidade é que você, como parte da sociedade civil, pode participar diretamente dessa construção!

Entre os meses de outubro e dezembro, o Ministério da Cultura (MinC) promove oficinas presenciais em todas as 26 capitais e no Distrito Federal, com o objetivo de ouvir as demandas de cada região e, juntos, definir os rumos da cultura brasileira pelos próximos dez anos. Santa Catarina, por exemplo, recebe uma dessas oficinas nos dias 29 e 30 de outubro.

O QUE SÃO AS OFICINAS TERRITORIAIS DO PNC?

Imagine um espaço onde produtores culturais, artistas, gestores e outros profissionais do setor cultural possam se reunir para debater as principais necessidades e desafios da cultura em suas localidades. As oficinas territoriais têm exatamente esse propósito: promover a participação ativa da sociedade na formulação do novo PNC.

Em um cenário tão vasto e diverso como o Brasil, faz todo o sentido ouvir vozes de todas as regiões, concorda? Cada estado tem suas particularidades culturais, e é fundamental que elas sejam levadas em conta na formulação de políticas públicas. O novo PNC precisa ser plural e inclusivo, respeitando as tradições e inovações culturais que fazem do Brasil um país tão único.

 

As oficinas já começaram no Distrito Federal e, até dezembro, vão percorrer o país inteiro. No calendário, datas para Pernambuco, Maranhão, Acre, Sergipe e, claro, Santa Catarina. Será que na sua cidade também haverá um encontro para discutir o futuro da cultura?

COMO FUNCIONAM AS OFICINAS?

Os encontros são divididos em grupos que debatem oito temas principais, os chamados “eixos” do novo PNC. Quer um exemplo de alguns desses eixos? A cultura digital e os direitos culturais, o fomento à cultura, a proteção social e renda para os profissionais do setor e a economia criativa. Além disso, temas como bem-estar e justiça climática, que estão cada vez mais no centro das discussões globais, também são abordados.

Esses temas podem parecer complexos à primeira vista, mas, na prática, eles refletem questões muito presentes no nosso cotidiano. A inclusão digital na cultura, por exemplo, afeta diretamente o acesso à produção cultural e ao consumo de conteúdo online. Já a economia criativa discute formas de garantir que o setor cultural possa gerar empregos e contribuir para o desenvolvimento do país.

E você, já pensou em como sua cidade se encaixa nesses debates? Quais são os desafios culturais locais que poderiam ser discutidos?

O QUE ESPERAR DO NOVO PLANO NACIONAL DE CULTURA?

Com a revisão do Plano Nacional de Cultura, o MinC pretende traçar um caminho que guie as políticas culturais até 2034. E por que isso é tão importante? Bem, além de garantir a promoção e preservação da diversidade cultural, o PNC orienta as ações para que o acesso à cultura seja garantido a todos, independentemente de classe social, raça ou localização geográfica.

Em outras palavras, o PNC é uma espécie de bússola que ajuda a direcionar investimentos, criar programas de incentivo e estimular a produção cultural nas mais diversas regiões do país.

Se você trabalha na área cultural ou tem interesse no tema, certamente já deve ter percebido o quanto o cenário cultural do Brasil mudou nos últimos anos. As novas tecnologias, as mudanças nos hábitos de consumo e a crescente importância da sustentabilidade são apenas alguns dos fatores que agora influenciam diretamente o setor cultural.

UM PLANO CONSTRUÍDO PELA SOCIEDADE

Um dos principais pilares do Plano Nacional de Cultura é a participação social. Afinal, quem melhor para apontar os desafios e propor soluções do que os próprios envolvidos no setor? É por isso que o MinC faz questão de realizar essas oficinas de forma presencial, percorrendo todo o país.

A subsecretária de Gestão Estratégica do MinC, Letícia Schwarz, destaca a importância dessa aproximação entre governo e sociedade civil:

“Queremos chamar o máximo de pessoas possíveis para o debate. O novo PNC deve refletir as reais necessidades do Brasil. E para isso, nada melhor do que contar com a contribuição daqueles que vivem a cultura no dia a dia.”

Essa citação reflete bem o espírito dessas oficinas: criar um espaço de escuta ativa, onde diferentes vozes possam ser ouvidas e consideradas no processo de elaboração do plano.

QUAL O PAPEL DE SANTA CATARINA NESSA CONSTRUÇÃO?

Santa Catarina, assim como outros estados do Sul, possui uma rica herança cultural que vai além das tradicionais festas de outubro. A diversidade de influências étnicas e culturais no estado, somada a um cenário de economia criativa em expansão, faz com que a cultura local tenha um papel de destaque no debate sobre o novo PNC.

Você já pensou no impacto que o PNC pode ter no fomento à cultura catarinense? Seja através do fortalecimento de eventos regionais, do apoio a novos artistas ou da preservação do patrimônio cultural local, as oficinas do PNC podem trazer propostas importantes para garantir o desenvolvimento contínuo da cultura em Santa Catarina.

COMO PARTICIPAR DA OFICINA TERRITORIAL SOBRE O PLANO NACIONAL DE CULTURA EM SANTA CATARINA?

Se você é produtor cultural, artista, gestor ou simplesmente alguém apaixonado por cultura, as oficinas territoriais são uma excelente oportunidade para fazer a diferença. Em Santa Catarina a oficina territorial para discutir o Plano Nacional de Cultura está previsto para os dias 29 e 30 de outubro.

Clique aqui para se inscrever e participe dessa construção coletiva.

PNC: UM FUTURO PROMISSOR PARA A CULTURA BRASILEIRA

O novo Plano Nacional de Cultura não é apenas um documento burocrático, mas sim um verdadeiro guia para o desenvolvimento cultural do Brasil. Através das oficinas territoriais, o MinC garante que essa construção seja feita de forma democrática e participativa, ouvindo a sociedade civil em todas as suas nuances.

Portanto, se você tem interesse em contribuir para esse debate, não perca essa oportunidade! O futuro da cultura brasileira está em nossas mãos, e cada voz conta.


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.

Fonte
Assessoria de Imprensa do Ministério da Cultura

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo