CDL Chapecó sedia Encontro Comercial da FCDL/SC
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL Chapecó) sediou, na quarta-feira (23), o Encontro Comercial da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL/SC) da regional Oeste, Meio-Oeste e Extremo-Oeste. O evento reuniu gestores e agentes comerciais de 70 CDL’s e 12 Distritos com o objetivo de capacitá-los sobre as atualizações do SPC Brasil e das soluções oferecidas pela Federação.
O vice-presidente de Serviços da FCDL/SC, José Carlos Benini, mediou o encontro e destacou que essa iniciativa faz parte da missão da Federação de descentralizar as ações, permitindo que as entidades não precisem se deslocar até a capital para realizarem treinamentos e qualificações. “Esse foi um importante momento onde as equipes puderam adquirir conhecimento, tirar dúvidas e levantar demandas para melhor atender os associados”, explicou.
A iniciativa da Federação foi ressaltada pelo presidente da CDL Chapecó, Edson Piana, que enfatizou o orgulho em sediar mais um importante encontro. “Eventos como esse são essenciais para a transmissão de conhecimento, a troca de informações e a otimização dos serviços oferecidos aos nossos associados. É muito valioso para nossa entidade receber tantas outras CDL´s em nosso espaço”. O presidente ainda observou que, por ser um polo econômico, Chapecó também é uma oportunidade para os participantes conhecerem a estrutura, os parques e, principalmente, o comércio local.
CONSTANTE ATUALIZAÇÃO
Uma equipe amplamente capacitada é capaz de garantir um atendimento de qualidade aos associados. Com isso em mente, o encontro contou com explanações da gerente estadual do SPC Brasil, Bárbara Corrêa, e do consultor do Sebrae/SC, Demócrates Schmitd, que discutiram sobre as soluções fornecidas pela Federação e como cada entidade pode utilizá-las da melhor maneira.
Bárbara observou que a inadimplência no Brasil cresce a cada mês e o mercado muda constantemente a forma como o varejo concede crédito, justamente por conta desse aumento. “Atualmente, temos 67 milhões de brasileiros inadimplentes, o que representa mais de 40% da população adulta. Se o varejo deixar de conceder crédito para essas pessoas, muitas vezes acaba perdendo vendas, o que afeta a rentabilidade. Por isso, é essencial entender como realizar essa concessão de crédito de forma segura e como trabalhar a recuperação financeira”, apontou.
A gerente acrescentou que é fundamental as entidades estarem qualificadas para apoiar os seus associados nesse processo. “São em momentos como esse que promovemos a capacitação, para que possam orientar o varejista a melhorar as vendas, aumentar a concessão de crédito e otimizar a recuperação de dívidas”, esclareceu Bárbara.
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