Com o objetivo de valorizar e revitalizar a região da Lagoa da Conceição, a Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF) e um grupo de empresários locais estão promovendo iniciativas que transformam espaços públicos e movimentam a economia, resgatando o brilho que a Lagoa sempre teve e tornando -a um destino cada vez mais atraente para moradores e turistas.
Um exemplo claro desse compromisso é o projeto “Lagoa, Música e Arte”, liderado pelo empresário João Damian, que foca na revitalização de espaços antes abandonados por meio de painéis de arte. O primeiro mural, criado pelo artista plástico Marcelo Félix e inspirado na obra de Luciano Martins, foi entregue à comunidade no mês passado, próximo ao Mirante da Lagoa. Embora tenha sido alvo de pichações, o mural já foi reparado graças à rápida ação da entidade. Recentemente, um novo painel foi apresentado em homenagem às rendeiras, localizado atrás das rendeiras no novo binário, celebrando a cultura local e fortalecendo a identidade da Lagoa. Este painel recebeu o patrocínio do Núcleo de Gastronomia da Costa da Lagoa.
Essas ações também fazem parte do Programa de Desenvolvimento Regional (PDR), promovido pela ACIF, que visa criar distritos de inovação em áreas estratégicas da Capital, incluindo Lagoa, Ingleses, Canasvieiras, Centro , Sul e Continente. Inspirado em modelos internacionais de sucesso, como o Distrito 22@ em Barcelona e as transformações urbanas de Medellín, na Colômbia, o PDR busca um futuro mais vibrante e atraente para todos.
Resultados do Viva a Lagoa
Paralelamente, o “Viva a Lagoa”, realizado durante todo o mês de setembro, reforçou ainda mais o compromisso da comunidade com a cultura e as empresas locais. Com a participação de 77 empresas e mais de 95 atrações na programação, o evento trouxe à tona a rica diversidade cultural da região, promovendo apresentações musicais, feiras gastronômicas e uma série de atividades que envolveram tanto moradores quanto turistas.