COP 29: Sebrae prioriza pequenos negócios na agenda da transição verde

Presidente Décio Lima participa do maior evento sobre mudanças climáticas do planeta, em Baku, capital do Azerbaijão, e pautará a realização da COP 30, de 2025, no Brasil

COP 29: Sebrae prioriza pequenos negócios na agenda da transição verde

O Sebrae estará em Baku, capital do Azerbaijão, para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP29, que acontecerá de 11 a 24 de novembro. A Instituição defende que a transição verde será o grande motor do crescimento mundial nos próximos anos e os pequenos negócios têm um papel fundamental no aproveitamento dessas oportunidades para as economias dos países do Sul Global.“Exatamente daqui a um ano, o Brasil vai receber o mundo inteiro para debater um tema que não tem mais volta nas nossas vidas, a sustentabilidade. E este é um tema que nos pertence. Só o Brasil tem seis biomas e a Amazônia, por isso, pode efetivamente ajudar a mudar esta realidade do mundo inteiro, que requer resiliência, transição verde, economia de baixo carbono, justiça social. O presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin, nós do Sebrae, os pequenos negócios, os setores produtivos, todos estão engajados neste debate essencial para a Humanidade”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.

Além de acompanhar as boas práticas em desenvolvimento sustentável e os debates com representantes do mundo todo durante o evento, o Sebrae integra ativamente a programação do Pavilhão Brasil – COP 29, organizada pelo governo federal e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O Sebrae participa na COP 29 por meio de diversas frentes. Os principais parceiros são o governo federal, no Pavilhão Brasil (ApexBrasil, Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente); na cadeia de valor com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), com Consórcio Amazônia Legal (CAL), e na promoção do turismo para COP30, com o Mistério do Turismo.

Em todas essas frentes, o Sebrae atua para que os pequenos negócios sejam inseridos como atores fundamentais na transição verde.

Sebrae na COP 29
Os pequenos negócios são atores essenciais no combate ao aquecimento global. Representando mais de 95% dos negócios no Brasil e 30% do PIB do país, as micro e pequenas empresas estão posicionadas de forma única para causar um impacto significativo nas mudanças climáticas.

O Sebrae atua para transformá-las em protagonistas do desenvolvimento sustentável. A COP30, em 2025, será realizada no Brasil, em Belém (PA). Mesmo não sendo responsáveis pela maior parte das emissões, os pequenos negócios podem dar contribuições significativas para o alcance da meta de carbono zero, por meio de inovações e serviços para a transição verde.

Exit mobile version