Deputados da Alesc aprovam benefícios para professores e medidas de proteção em áreas de risco

Alesc
Foto: Bruno Collaço / Agência AL

Você sabia que a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) deu um importante passo na tarde da última terça-feira (19)? Foram aprovados projetos que prometem transformar áreas cruciais como educação e defesa civil. Mas o que exatamente muda com essas iniciativas?

Vamos explorar juntos as novidades que estão por vir!


PROGRAMA ESCOLA DO PROFESSOR: APOIO AOS EDUCADORES CATARINENSES

Imagine um programa que vai além da sala de aula e coloca os professores no centro do cuidado e do desenvolvimento. Assim é o Projeto de Lei (PL) 526/2023, que institui o Programa Escola do Professor. Essa iniciativa busca promover o bem-estar emocional, a saúde mental e a capacitação contínua dos professores da rede pública estadual.

Inspirado em uma experiência de sucesso de Medellín, na Colômbia, o projeto foi idealizado pelo Integra, comitê da Alesc voltado à segurança e à cultura de paz nas escolas. Segundo o presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB):

“Adaptamos esse programa à realidade de Santa Catarina, com o objetivo de levar ao professor, além da capacitação e atualização, ações voltadas ao seu bem-estar.”

A proposta é criar um ambiente onde o professor não só ensine, mas também se sinta preparado e valorizado para enfrentar desafios do cotidiano escolar. Você acha que iniciativas assim podem melhorar o ensino?


VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Outro avanço veio com a aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) 12/2024, que garante o pagamento de uma gratificação aos professores ligados à Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e que atuam nas Apaes.

Essa mudança, segundo a presidente da fundação, Jeane Probst Leite, vai beneficiar cerca de 1,6 mil professores:

“É uma gratificação que ia ser retirada, prejudicando esses profissionais. Com a aprovação do projeto, temos a garantia que o pagamento continua, agora com o respaldo da legislação.”

O que você acha dessa medida? Será suficiente para motivar ainda mais esses educadores que desempenham um papel tão essencial?


SEGURANÇA EM ÁREAS DE RISCO: SIRENES COMO SOLUÇÃO

No campo da defesa civil, o Projeto de Lei (PL) 402/2023, de autoria do deputado Sargento Lima (PL), determina a instalação de sirenes em áreas de risco previamente mapeadas. O objetivo é simples, mas vital: alertar a população para evacuações em situações de emergência.

Com desastres naturais cada vez mais frequentes, medidas preventivas como essa podem salvar vidas. Você acha que outras ações deveriam ser implementadas para complementar essa iniciativa?


SURDOATLETAS NO BOLSA ATLETA

Por fim, o esporte também foi pauta na Alesc. O PL 184/2024, do deputado Napoleão Bernardes (PSD), garante que surdoatletas possam acessar o Programa Bolsa Atleta do governo estadual.

A inclusão é fundamental, e essa medida reforça a importância de tratar todos os atletas com equidade, reconhecendo as necessidades específicas de cada um. Que tal refletirmos juntos sobre como ampliar o acesso ao esporte para pessoas com deficiência?


AÇÕES PARA O FUTURO

Agora, os projetos seguem para a análise do governador Jorginho Mello (PL). Com sua aprovação, Santa Catarina pode dar mais um passo em direção à inclusão, valorização dos profissionais e segurança da população.

Quais dessas iniciativas você acha que terão o maior impacto? Tem algo mais que poderia ser feito em cada área?


Com informações da Agência Alesc de Notícias


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.

Exit mobile version