BlumenauCultura

Coisificação: a nova exposição individual do fotógrafo Ivan Schulze, com curadoria da artista-pesquisadora Andréia Peres

Coisificação, a nova exposição individual do fotógrafo Ivan Schulze, com curadoria da artista-pesquisadora Andréia Peres, segue até janeiro, de segunda a sexta, das 8h às 20h, na galeria One Chair. A exposição, contemplada no Prêmio Herbert Holetz, é realizada com patrocínio da Prefeitura Municipal de Blumenau e da Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, por meio do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau.

“Em 2022, Ivan Schulze me convidou para curadoria de sua nova exposição fotográfica. Inicialmente, o conceito – que também iria ao encontro de meu atual processo de pesquisa –  já me bastava para que a resposta fosse sim. Mas então, ele me apresentou o nome Coisificação. Para mim, não haveria dúvidas de que esta proposta deveria seguir seu rumo para ser concretizada pelo artista. Coisificação é justamente sobre isso, uma manipulação expressionista contemporânea exercida sobre as coisas e o tempo. Entre o analógico e o digital, a linguagem atemporal de um artista, assim como um Midas, que redefine o espaço em sonhos dadaístas, mimetizando pessoas e objetos, multiplicando a luz através de uma estética da precariedade, tal qual um Miroslav Tichý nas décadas de sessenta e oitenta. Existem artimanhas (e um bocado de tentativas) que só o tempo é capaz de dar a um artista. Enquanto há a ânsia no fazer, Ivan é paciente na construção imagética, lida com as frustrações a ponto de transformá-las em imagens de sonhos e desejos.” Descreve a curadora em seu texto para a exposição.

Além da gratuidade no acesso, a exposição contém acessibilidade com audiodescrição acessada por meio de sinalização tátil em Braille.

Para conversar com o artista ou agendar visitas mediadas, o contato pode ser feito pelo número 47 99640 9514.

Sobre o artista:

Ivan Schulze, fotógrafo e artista visual, nascido em 1983, na cidade de Blumenau. Iniciado na fotografia há 20 anos. Ao longo de sua carreira, acumulou projetos selecionados, exposições coletivas e individuais. Entre suas principais exposições, destacam- se a participação na Art Fair Europe em Hannover, na Alemanha, com a série fotográfica Espaço Sonho; a participação na exposição coletiva da Galeria Ibeu em Copacabana, no Rio de Janeiro, com a série fotográfica Passageiro e Motorista, assim como o lançamento do fotolivro homônimo na Art Fair Oslo na Noruega, e na exposição coletiva Inverso Incontido na Galeria A Gentil Carioca no Rio de Janeiro. Em 2008, teve suas fotografias expostas na XXV Bienal de Arte Fotográfica Brasileira Preto e Branco. Em 2022, foi selecionado no Salão Angelim da FURB para individual da série fotográfica Habitat.

Sobre a curadora:

Andréia Peres nasceu em 1988, na cidade de Blumenau, e reside em Rio do Sul há sete anos. Artista investigadora da ontologia das coisas e pessoas, interessada em processos que experimentam o desenho, a fotografia, o texto, vídeo e áudio nos múltiplos suportes e mídias. Pesquisadora independente em Arte Bruta, idealizadora e editora do selo Um grupo de estudos que não existe; publicou a tradução inédita do ensaio iconoclasta Asfixiante cultura, escrito nos anos sessenta pelo primeiro teórico da Arte Bruta, Jean Dubuffet (1901- 1985). Realizou a Mostra de Arte Bruta na Cinemateca de Curitiba, projeto independente apoiado pelo Museu de Arte Bruta de Lausanne (Suíça), Detours Films (Suíça) e Fundação Cultural de Curitiba. Idealizou e produziu a Semana de Introdução à Arte Bruta, apoiada pela Divisão de Cultura da Universidade Regional de Blumenau. Andréia tem projetos contemplados nos prêmios Elisabete Anderle, Nodgi Pellizzeti, além de propostas viabilizadas pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc de Rio do Sul e Santa Catarina.

Serviço: 

Data: 20 novembro a 25 de janeiro

Horários: de segunda a sexta, das 8h às 20h

Local: Galeria One Chair

Endereço: Rua Castro Alves, 78 – Vila Nova (Blumenau – SC)

Entrada: gratuita

Classificação etária: 16 anos

Foto: Ivan Schulze

Edição/Arte gráfica: Andréia Peres

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo