Em comemoração aos 45 anos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), ocorre a exposição fotográfica 45 Anos de Jornalismo na UFSC: Primeiras Décadas. Localizada no corredor principal do Departamento de Jornalismo, no bloco A do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), o evento expõe fotografias históricas em filme dos anos iniciais do curso, digitalizadas no Laboratório de Fotojornalismo.
A exposição é gratuita e fica aberta ao público até 20 de dezembro. As fotografias foram selecionadas e organizadas pelos professores Flávia Guidotti, Ivan Giacomelli e Fernando Crocomo, com apoio das estudantes bolsistas Luiza Feppe e Iara Rocha. As imagens traçam uma linha do tempo de 1973 a 1993, retratando as antigas instalações, professores e eventos importantes na história e criação do curso de Jornalismo na UFSC.
Segundo os organizadores, o evento marca a primeira exposição do acervo fotográfico do Laboratório de Fotojornalismo, que, desde o começo deste ano, passa por um processo de digitalização.
“Com a realização da exposição esperamos aumentar o reconhecimento do curso, além de fortalecer a identidade e memória institucional. A partir dela, seguiremos digitalizando nosso acervo histórico para, no futuro, criarmos um banco de imagens acessível que ajude a perpetuar a trajetória do curso”, afirma a professora Flávia Guidotti.
Ainda conforme a professora, o evento contribui para a formação de uma cultura de valorização da memória e da história, aspectos fundamentais para a prática jornalística e para a construção de um futuro mais consciente e crítico. A exposição conta com o apoio do Floripa Pinhole, projeto do Laboratório de Fotojornalismo voltado à produção, edição e conservação de fotografias analógicas.
História do Jornalismo UFSC
Desde sua criação, em 1979, o curso de Jornalismo da UFSC ficou conhecido como faculdade “alternativa”. Com uma proposta pedagógica inovadora à época, nasceu durante a ditadura comprometido com a democracia. O curso buscava suprir as deficiências do mercado de trabalho regional, que obrigava as empresas jornalísticas a requisitar profissionais de outros centros.
A primeira turma iniciou as aulas em março de 1979, sob o regime de cogestão paritária – o primeiro caso no Brasil de uma escola onde alunos e professores tinham igualdade de direitos na hora de decidir que rumo seguir.
A participação dos estudantes junto aos professores permitia que se mantivesse o sentido de “curso” e se anulasse os efeitos da fragmentação dentro das universidades, imposta pelo governo, que em muitos casos acabavam com a organização e mobilização dos estudantes em suas turmas. Mais informações podem ser conferidas no Instagram do Laboratório de fotojornalismo.
CONECTE-SE COM O CONECTA FLORIPA
Acompanhe o Portal Conecta Floripa e fique por dentro das notícias e eventos em Florianópolis no Conecta Floripa no Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso Grupo de WhatsApp.