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Golpes e fraudes digitais impactam marcas: como se proteger em 2025

Golpes e fraudes digitais impactam marcas: como se proteger em 2025

Golpes e fraudes digitais impactam marcas: como se proteger em 2025

O avanço da tecnologia traz benefícios inegáveis, mas também proporciona um terreno fértil para a proliferação de golpes e fraudes digitais, que aumentam a cada ano. Em 2025, empresas e consumidores precisarão estar mais atentos do que nunca para identificar e mitigar essas ameaças.

Especialistas em proteção de marcas nos meios digitais, como Marcelo Brunner da Brunner Digital apontam que há diversos tipos de ameaças que impactam a atuação das marcas nos meios digitais no Brasil. Algumas são pouco conhecidas, como desvio de tráfego, brand-bidding, e pirataria em marketplaces.

Phishing

Um dos métodos mais conhecidos e utilizados para roubo de dados, o phishing utiliza emails, mensagens de texto ou redes sociais para se passar por bancos e outras instituições e enganar os usuários visando obter senhas e outras informações confidenciais.

Pirataria em marketplaces

Marketplaces continuam sendo alvo de pirataria, com vendedores falsos comercializando cópias ou imitações de baixa qualidade de marcas conhecidas. Essa prática prejudica tanto os consumidores quanto as marcas, que têm sua reputação manchada.

Desvio de tráfego ou brand bidding

O desvio de tráfego ocorre quando empresas compram anúncios em ferramentas de busca, utilizando como palavras-chave marcas concorrentes. O chamado brand bidding é uma prática ilegal que prejudica consumidores e empresas. As marcas perdem clientes e receitas, enquanto os usuários podem ser expostos a sites fraudulentos.

Impactos das fraudes digitais para as marcas

As consequências das fraudes digitais vão além do prejuízo financeiro. Entre os impactos mais graves estão:

Estratégias para se proteger em 2025

Para enfrentar o aumento dos golpes digitais, é essencial adotar medidas proativas. Os especialistas da Brunner Digital recomendam:

Conscientização e atenção

Orientar colaboradores e clientes para que possam identificar sinais de fraudes, como e-mails suspeitos ou anúncios falsos. A conscientização é uma ferramenta poderosa contra fraudes baseadas em engenharia social.

Monitoramento de marca nos canais digitais

A utilização de ferramentas de monitoramento para identificar uso indevido da marca em anúncios ou sites falsos pode prevenir abusos, protegendo as marcas e seus clientes. Essas plataformas permitem a detecção rápida de brand-bidding e outros abusos.

Investimento em cibersegurança

Adotar soluções robustas de segurança cibernética, como firewalls, sistemas de detecção de intrusão e criptografia de dados é essencial para evitar vazamentos de dados, invasões ou infecções por vírus e outros arquivos maliciosos.

Parcerias com marketplaces

Empresas devem trabalhar em conjunto com marketplaces para remover vendedores mal-intencionados e garantir que produtos legítimos sejam priorizados.

O papel da tecnologia no combate às fraudes

Tecnologias como inteligência artificial (IA) e machine learning estão transformando a maneira como as empresas combatem fraudes. Sistemas baseados em IA podem identificar comportamentos suspeitos em tempo real, permitindo respostas mais ágeis. Além disso, o uso de blockchain para rastrear transações ajuda a aumentar a transparência e reduzir práticas fraudulentas.

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