Santa Catarina recebe a 10ª Indicação Geográfica do Estado
Banana de Luiz Alves recebeu o registro nesta terça-feira (10)
Santa Catarina recebeu, nesta terça-feira (10), sua mais nova Indicação Geográfica (IG) pela banana de Luiz Alves. O reconhecimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) veio no mesmo dia que o Estado celebra o lançamento do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas. Com essa conquista, agora são 10 IGs registradas no Estado, e 135 no país.
O processo da conquista foi liderado pelo Sebrae/SC, com apoio da prefeitura municipal e da Associação de Produtores da Banana de Luiz Alves. O diretor técnico do órgão, Fábio Búrigo Zanuzzi, comentou sobre: “as Indicações Geográficas são muito mais do que selos de qualidade; elas representam a identidade e o patrimônio de um território. Estamos muito honrados com mais esse reconhecimento”.
Conteúdos
Sobre o Fórum Catarinense de Indicação Geográfica
O lançamento do Fórum Catarinense de Indicações Geográficas ocorre às 19h desta terça-feira, na sede do Sebrae/SC. A iniciativa inédita voltada para fortalecer, valorizar e integrar os produtos locais reconhecidos por sua origem e qualidade. O lançamento vai reunir representantes das dez IGs registradas no estado, incluindo da Banana de Luiz Alves, além de parceiros estratégicos.
O Fórum Catarinense de IGs nasce com o objetivo de promover o diálogo, a troca de experiências e a capacitação técnica entre produtores, entidades e o mercado. Além disso, a iniciativa busca ampliar a visibilidade e a competitividade das IGs catarinenses no Brasil e no exterior, impulsionando o desenvolvimento econômico e cultural do estado.
Atualmente, Santa Catarina conta com as seguintes IGs registradas:
- Maçã Fuji da Região de São Joaquim
- Mel de Melato da Bracatinga
- Vinhos de Altitude de SC
- Vales da Uva Goethe
- Banana da Região de Corupá
- Linguiça Blumenau
- Cachaça de Luiz Alves
- Queijo dos Campos de Cima da Serra
- Erva Mate do Planalto Norte
- Banana de Luiz Alves
Dessas, oito receberam atuação técnica e financeira do Sebrae/SC para a construção da documentação entregue ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Além disso, outras oito IGs estão em processo de construção: Frescal da Região de São Joaquim, Milhos Crioulos de Anchieta, Ostras de Floripa, Alho Roxo do Planalto Catarinense, Camarão Laguna, Queijo Diamante, Aipim de Turfa de Itajaí e Móveis de São Bento do Sul.
Parcerias estratégicas
A criação do Fórum é resultado de uma articulação entre o Sebrae/SC, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina (SAR), a Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro) e o próprio Fórum Catarinense de Indicações Geográficas. Essa união reforça o compromisso de fortalecer as IGs como ferramentas de valorização territorial e reconhecimento de qualidade.
“O Fórum será um espaço inédito de diálogo e fortalecimento das parcerias institucionais com as associações de produtos e serviços com indicações geográficas e marcas coletivas. A secretaria busca neste gesto, promover o reconhecimento do saber fazer local, da qualidade agroalimentar e do patrimônio cultural catarinense”, afirma o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária em exercício, Paulo Arruda.
Destaques do evento
Durante a solenidade, os participantes terão a oportunidade de conhecer as ações planejadas para o Fórum, incluindo a apresentação sobre o impacto das IGs no desenvolvimento econômico e cultural; a representação das dez IGs de Santa Catarina; além, é claro, de aproveitar um momento de integração entre parceiros, produtores, imprensa e representantes do governo.
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.