Ranking internacional coloca UFSC entre cinco universidades mais sustentáveis do Brasil
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) alcançou a quinta posição entre as universidades mais sustentáveis do Brasil no QS World University Rankings: Sustainability 2025 segundo resultados divulgados nesta terça-feira, 10 de dezembro. O ranking avalia instituições de educação superior em todo o mundo com base em critérios como impacto ambiental, impacto social e governança.
A UFSC destacou-se especialmente em categorias relacionadas a Educação Ambiental e Pesquisa Ambiental, refletindo seu compromisso com a sustentabilidade e a formação de profissionais engajados na preservação ambiental. Além disso, a Universidade teve um desempenho significativo em indicadores como Igualdade e Saúde e Bem-estar, demonstrando sua preocupação em promover valores sociais em suas práticas acadêmicas e institucionais.
No ranking de 2025, foram analisadas 1744 universidades, aumento de aproximadamente 25% em relação ao ano anterior (2024: 1397 universidades analisadas). Em relação às universidades brasileiras analisadas, houve um aumento de 23,5% ( de 34 no ano anterior para 42 em 2025). As quatro primeiras universidades brasileiras no ranking são a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a Universidade de Brasília (UnB).
A metodologia sofreu alterações pontuais em poucos indicadores, mas permaneceu com as mesmas lentes de performance, mesmos indicadores e mesmos pesos em relação ao ano anterior.
O QS Sustainability Rankings é reconhecido internacionalmente por destacar as instituições que lideram a integração de práticas sustentáveis em suas atividades e currículos. A posição da UFSC no ranking reforça sua relevância global no cenário da educação superior e seu papel como protagonista na construção de um futuro mais sustentável.
Para conferir o ranking completo, acesse a página oficial do QS.
Conheça o programa UFSC Sustentável, da Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFSC.
Fonte: Notícias da UFSC com informações da Secretaria de Relações Internacionais da UFSC (Sinter)