Notícias

Micro e pequenas empresas catarinenses atingem melhor desempenho em vendas desde 2019

As micro e pequenas empresas de Santa Catarina celebram um marco: o melhor resultado de vendas dos últimos cinco anos. Dados divulgados pelo Sebrae SC, em dezembro de 2024, confirmam que mais de 60% desses empreendimentos registraram aumento nas vendas durante o terceiro trimestre do ano. Este é o maior percentual para o período desde 2019 e também o melhor desempenho trimestral desde a retomada após a pandemia.

Conforme o estudo, dos 60,8% de empreendedores que relataram alta nas vendas, há variações positivas significativas. Aproximadamente 32,3% observaram um crescimento de até 10%, enquanto 28,5% apontaram avanço acima dessa marca. Apesar do cenário favorável, 20,1% dos entrevistados enfrentaram queda nas vendas, e 19,1% mantiveram-se no mesmo patamar. A variação média no faturamento, entre o segundo e o terceiro trimestre, ficou em 4,6%.

ELEVAÇÃO DE VENDAS ENTRE OS SETORES

A pesquisa também revelou que o setor de serviços liderou o crescimento, com 65% dos entrevistados registrando aumento no faturamento. O comércio veio logo atrás, com 60,3%, enquanto a indústria registrou 52,7% de desempenho positivo. Em todos os setores, o resultado foi expressivo.

Entre os diferentes portes de empresas, os Microempreendedores Individuais (MEIs) despontaram como destaque, com 67,9% relatando alta nas vendas. Nas Micro Empresas, o percentual foi de 59,3%, e nas Pequenas Empresas, 55,2%. Esses dados reforçam a robustez do ambiente empreendedor em Santa Catarina.

NOVOS HÁBITOS DE CONSUMO E INVESTIMENTOS

Outro ponto relevante da pesquisa foi a ascensão das vendas pela internet. Dos entrevistados, 65,4% utilizaram canais digitais para comercializar produtos e serviços, com destaque para o Instagram (77,8%), seguido por WhatsApp (67,5%) e Facebook (39,8%). Plataformas como e-commerce, marketplaces, Google e TikTok também foram ferramentas essenciais para impulsionar os resultados.

Apesar do bom desempenho nas vendas, o índice de empresários que estão investindo caiu levemente, passando de 37,3% no segundo trimestre de 2024 para 35,5% no terceiro. Isso significa que apenas quatro em cada dez empreendedores estão apostando em novos investimentos, uma tendência que merece atenção.

Fonte: Agência de Notícias SECOM SC


CONECTE-SE COM O CONECTA SC

Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo