Economia de Santa Catarina cresce com a queda da inadimplência e alta no emprego
![Economia de Santa Catarina cresce com a queda da inadimplência e alta no emprego](/wp-content/uploads/2025/02/Jonata-Rocha-Secom.webp)
A economia catarinense segue mostrando sua força! Santa Catarina registrou uma redução significativa na taxa de inadimplência ao longo de 2024, consolidando-se como um dos estados com o menor percentual de devedores do Brasil. De acordo com dados do Banco Central, o índice, que era de 2,45% ao final de 2023, caiu para 2,25% em dezembro de 2024. Isso coloca Santa Catarina na segunda posição entre os estados com menor inadimplência, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul, que registrou 2,1% no mesmo período.
Conteúdos
INADIMPLÊNCIA CAI ENTRE PESSOAS FÍSICAS E EMPRESAS
A melhora nos índices foi observada tanto entre pessoas físicas quanto entre empresas. Para os consumidores, a taxa de inadimplência recuou de 2,82% para 2,65% entre dezembro de 2023 e dezembro de 2024, refletindo uma maior capacidade de pagamento. Entre as pessoas jurídicas, a queda foi ainda mais expressiva: de 2,02% para 1,77%.
ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS TAMBÉM APRESENTA QUEDA
Outro fator que reforça o bom momento econômico é a queda no endividamento das famílias catarinenses. Segundo um levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-SC), o estado registrou uma redução no percentual de contas em atraso em 2024. Santa Catarina ocupa, agora, a sétima posição no ranking de menor inadimplência entre as unidades federativas do Brasil.
As pesquisas podem ter metodologias distintas, mas convergem para a mesma conclusão: os catarinenses estão conseguindo pagar suas contas em dia. O principal motivo? O mercado de trabalho aquecido. Santa Catarina registra atualmente a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, com apenas 2,8%. Além disso, mais de 100 mil vagas de emprego foram geradas no estado ao longo de 2024. Com mais trabalhadores empregados e um crescimento no rendimento médio, a população está conquistando maior segurança financeira.
“As pesquisas têm metodologias diferentes, mas revelam um mesmo cenário: o catarinense está com maior capacidade de pagar suas contas. Isso se deve, sobretudo, ao aquecimento do mercado de trabalho. Estamos com a menor taxa de desemprego dos últimos 10 anos, de apenas 2,8%, e o rendimento médio do trabalhador está crescendo. Além disso, o estado gerou mais de 100 mil vagas de emprego em 2024. Este quadro positivo na economia favorece à queda da inadimplência e do endividamento”, afirmou Silvio Dreveck, secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço.
EXPECTATIVAS POSITIVAS PARA O COMÉRCIO EM 2025
Os reflexos desse cenário econômico positivo também são sentidos no setor comercial. Segundo a Fecomércio-SC, a expectativa é de um crescimento superior a 2% em 2025, mantendo o ritmo de avanço observado em 2024.
Hélio Dagnoni, presidente da entidade, destacou que o otimismo do empresariado também é um fator de impulso para a economia. “O aumento de 2,6% na intenção dos varejistas de investir em seus negócios é um sinal muito positivo. Além disso, a alta de 1,2% na confiança do empresário em relação ao comércio contribui diretamente para manter esse ciclo virtuoso da economia catarinense”, afirmou.
Com a economia aquecida, baixíssima taxa de desemprego e empresários confiantes no futuro, Santa Catarina se fortalece como um dos estados mais prósperos do país. O que esperar dos próximos meses? Se o ritmo de crescimento se mantiver, o estado continuará sendo uma referência de responsabilidade financeira e desenvolvimento econômico no Brasil.
Fonte: Agência de Notícias SECOM SC
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.