Publicidade
Meu Site
BlumenauEconomia e inovaçãoVale Catarinense

Nova gestão da BLUSOFT é empossada em Blumenau

Com mandato entre 2025 e 2026, nova direção do polo de tecnologia do Vale Europeu pretende fomentar a internacionalização de empresas da região

Os membros eleitos para os Conselhos de Administração e Fiscal da BLUSOFT tomaram posse em cerimônia realizada na última terça-feira (04), no auditório do Centro de Inovação de Blumenau (CIB). A nova gestão, que assume a entidade para o biênio 2025/2026, tem como presidente Cesar Griebeler. O empresário, fundador do Grupo Pulsati e atual vice-presidente de Integração da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), declarou que um dos focos principais do mandato será o fomento à internacionalização de empresas do ecossistema de inovação do Vale Europeu.

Em seu discurso, o novo presidente da entidade que representa o setor de tecnologia na região, apresentou ações visando apoiar os negócios locais. “Esse movimento de expansão internacional das empresas já está acontecendo, e precisamos ampliar essa discussão dentro do nosso ecossistema. Por isso, para esta nova gestão, estamos criando a Diretoria de Internacionalização, com o propósito de dar suporte às empresas que desejam expandir para o mercado global. Nosso objetivo é preparar e conectar nossos associados a oportunidades internacionais, garantindo que a inovação do Vale Europeu ultrapasse fronteiras e conquiste ainda mais espaço no cenário global.”

Cesar Griebeler foi diretor de Associados da entidade na última gestão e assume o cargo até então ocupado por Bruno Tiergarten, CEO da empresa Megasul. A vice-presidência da BLUSOFT será exercida por Márcio Tomelin, diretor da WK Sistemas. Entre os demais membros dos Conselhos de Administração e Fiscal estão empresários da região, além de representantes de organizações do ecossistema de inovação como a ACATE, a Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e o Instituto Gene.

Estiveram presentes na cerimônia de posse da nova gestão, autoridades como o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo do município, Walfredo Balistieri. A ACATE foi representada pelo seu presidente Diego Ramos, o vice-presidente de Marketing, Walmoli Gerber Jr., e o diretor-executivo Gabriel Sant’Ana. Ramos parabenizou os novos membros dos Conselhos da entidade, entre eles o empresário Carlo Eduardo Spethmann Corrêa, que será responsável pela direção da parceria entre as entidades consolidada pelo Polo Regional ACATE-BLUSOFT.

Em discurso no evento, o presidente da ACATE também destacou a relevância do empreendedorismo inovador no Vale Europeu. “Os novos conselheiros, diretores e a equipe de colaboradores da BLUSOFT, começam a escrever novas páginas da história do ecossistema de inovação de Blumenau e região. Esta cidade, além de ser um grande orgulho pela sua cultura empreendedora, foi uma das pioneiras do setor de tecnologia em nosso estado e, nos últimos anos, se consolidou como um dos polos emergentes na América Latina em razão da atração de investimentos pelas startups locais”.

A cerimônia de posse também foi um momento de celebração de conquistas do ecossistema de inovação Vale Europeu, que concentra iniciativas relevantes para o setor de tecnologia catarinense, como o programa de formação de profissionais para o mercado de trabalho da área, o Entra21. Realizado pela BLUSOFT, com o apoio da Prefeitura Municipal de Blumenau, o projeto tem cerca 20 anos de história e já impactou mais de oito mil jovens e adultos. Outros resultados relevantes atingidos pela última gestão da BLUSOFT também foram apresentados por Bruno Tiergarten.

As empresas que atuam no segmento em Blumenau formam uma parcela significativa do total de 7,2 mil negócios de tecnologia existentes no Vale do Itajaí. Conforme dados do Observatório ACATE, o desenvolvimento do setor na cidade é comprovado pelo crescimento da arrecadação pelo município do Imposto sobre Serviços (ISS) referente às atividades de tecnologia. O valor de recolhimento do tributo em 2023 foi de mais de R$ 45,7 milhões, cerca de dez vezes superior ao montante registrado em 2019.

No Vale Europeu estão situadas duas das maiores empresas de tecnologia do Sul do Brasil – a Unifique, de Timbó, e a Senior Sistemas, de Blumenau – as quais se destacaram nos últimos anos, por exemplo, pela aquisição de outros negócios. No mês passado, a empresa blumenauense Paytrack também ganhou visibilidade ao captar R$ 240 milhões com o fundo americano de investimento Riverwood Capital. O valor do aporte vai apoiar a empresa no processo de internacionalização. Além dessas, outras 150 empresas da região são associadas ao polo ACATE-BLUSOFT.

Conheça todos os membros da nova gestão da BLUSOFT:

Conselho de Administração

• Cesar Griebeler (Pulsati) – Presidente
• Márcio Tomelin (WK Sistemas) – Vice-presidente
Jean Carlos Raduenz (ACIB) – Institucional
Leonardo Rios (ACATE) – Institucional
Bruno Tiergarten (Megasul) – Titular
Daniel de Souza (Philips) – Titular
Edson Gonçalves (Paytrack) – Titular
Gabriel Amancio (Unifique) – Titular
Hélio Mariano (Ailos) – Titular
Jairo Pieritz (Benner) – Titular
Marcos Egerland (T-Systems) – Titular
Udo Schroeder (Instituto Gene) – Titular
Leticia Roveri (AMCom) – 1ª Suplente
Marcelo Sardagna (Tempo Certo) – 2º Suplente

Conselho Fiscal

• Carlo Eduardo Spethmann Corrêa (Nuvme) – Titular
• Helena Paiva (Simples Já) – Titular
Luis Carlos Pivesso (Data Frete) – Titular
Douglas Michels Bento (Real 33) – Suplente

Fonte: ACATE

 

CONECTE-SE COM O CONECTA BLUMENAU

Acompanhe o Portal Conecta Blumenau e fique por dentro das notícias e eventos em Blumenau no Conecta Blumenau no Instagram

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso Grupo de WhatsApp.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo