Notícias FlorianópolisNotícias Grande Floripa

Em painel do Destino Floripa & Região, trade defende mais verbas para o Fundo do Turismo

Com o fim da temporada de verão, representantes do setor já debatem ações para melhoria e desenvolvimento do turismo o ano todo

A necessidade de um aporte maior no Fundo de Turismo, voltado a investimentos e melhorias para o setor, foi um dos principais pontos debatidos no Painel de Turismo realizado nesta quarta-feira (26/3) pelo Destino Floripa & Região. A entidade reuniu seus associados, que são os principais players do setor, para dialogar com a turismóloga e diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Secretaria de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Inovação de Florianópolis, Carla Cabral Costa, e com o professor de Turismo do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Vini de Luca.

O tema ganha corpo com a implementação gradual da Reforma Tributária, até 2033, que vai prever que os impostos decorrentes dos recursos gastos pelo turista sejam arrecadados no local que ele visita. Hoje a tributação sobre serviços de transporte por aplicativo, hospedagem por plataformas digitais e cartão de crédito, por exemplo, reverte para o local que sedia as empresas operadoras.

“Desde já precisamos trabalhar estrategicamente o direcionamento destas verbas para comporem também o Fundo de Turismo”, considera Vini de Luca, que falou sobre o assunto. “O setor percebe uma dificuldade histórica de manejo de verbas para o turismo frentes a demandas do poder público como saúde e educação. Mas o turismo gera emprego e receita para a cidade, ampliando significativamente a arrecadação e, consequentemente, a disponibilidade de recursos para investimento também em outras áreas”, destaca o presidente do Destino Floripa & Região, Mario Costa Junior.

Os participantes também fizeram uma avaliação da temporada, considerada excelente, em especial pela maior presença de turistas estrangeiros, com destaque para os chilenos e argentinos. “Não foi apenas o câmbio favorável, sabemos que a maior conectividade e a promoção do turismo também foram essenciais”, considera Luca. Neste sentido, o Destino Floripa & Região abriu novos mercados em 2024 no Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Panamá, Portugal, estados vizinhos, Minas Gerais e São Paulo, com o workshop Florianópolis Day, pelo qual capacitou centenas de operadores de turismo e agentes de viagem para oferecer nossa Capital e região como destino aos viajantes.

Durante o debate, os participantes também destacaram avanços no planejamento de um turismo integrado na Grande Florianópolis, que vem ocorrendo pelo estabelecimento de parcerias entre a iniciativa privada e pública. “Construímos um projeto de promoção turística integrada e em breve lançaremos o Plano de Turismo atualizado e uma nova marca de Floripa”, lembrou Carla, que considera o momento atual de pleno crescimento do setor. “Fomentamos o turismo o ano todo e sempre defendemos que o turista precisa ficar pelo menos uma semana aqui, conhecendo as potencialidades dos municípios da região”, complementa Mario.


CONECTE-SE COM O CONECTA FLORIPA

Acompanhe o Portal Conecta Floripa e fique por dentro das notícias e eventos em Florianópolis no Conecta Floripa no Instagram.

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso Grupo de WhatsApp.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo