Conectividade digital cresce, mas desafios ainda persistem no Brasil
Pesquisa da Anatel revela que um em cada dez brasileiros não têm acesso à telefone celular

Você já parou para pensar como seria seu dia a dia sem o celular ou a internet? Se a resposta te deixou desconfortável, saiba que você não está sozinho — e que, felizmente, o Brasil tem avançado a passos largos para garantir que cada vez mais pessoas estejam conectadas.
Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), hoje, nove em cada dez brasileiros já têm acesso à telefonia móvel. Esse dado, revelado no Dia das Telecomunicações (5 de abril), é um marco importante para um país de dimensões continentais como o nosso.
Mas será que essa conectividade está mesmo espalhada por todo o território nacional?
Conteúdos [esconder]
- CAPITAL E METRÓPOLE: O BERÇO DA CONECTIVIDADE
- FIBRA ÓPTICA GANHA ESPAÇO E MELHORA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
- 5G CHEGA A MAIS MUNICÍPIOS E O NOVO PAC PROMETE AINDA MAIS
- UM DESAFIO CONTINENTE
- A SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES: NÚMEROS POSITIVOS, MAS OLHOS ABERTOS
- CONSUMIDOR NO CENTRO DA TRANSFORMAÇÃO
- O FUTURO É AGORA — E É PARA TODOS
CAPITAL E METRÓPOLE: O BERÇO DA CONECTIVIDADE
A maior parte dos brasileiros com acesso à telefonia móvel vive nas capitais e em suas respectivas regiões metropolitanas. Isso revela uma concentração dos serviços em áreas urbanizadas, onde a infraestrutura é mais robusta e o investimento em tecnologia tem sido mais intenso.
Por outro lado, essa realidade reforça a importância de políticas públicas voltadas à expansão digital para áreas interioranas e regiões de difícil acesso. A conectividade, afinal, deixou de ser luxo há muito tempo — hoje, é direito básico e necessidade essencial.
FIBRA ÓPTICA GANHA ESPAÇO E MELHORA EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
Você sente sua internet cair menos? O streaming flui melhor? Pode agradecer à fibra óptica. Segundo a Anatel, 4.363 municípios brasileiros já contam com essa tecnologia, que garante maior velocidade, estabilidade e eficiência energética na prestação dos serviços de telecomunicações.
A predominância da fibra na internet fixa já é sentida: 78% dos consumidores utilizam esse tipo de conexão em casa. É uma mudança silenciosa, mas poderosa — e que transforma o modo como nos relacionamos com o mundo digital.
5G CHEGA A MAIS MUNICÍPIOS E O NOVO PAC PROMETE AINDA MAIS
A revolução 5G está em curso e, até agora, já chegou a 1.300 cidades brasileiras. Mas isso é só o começo. O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê a ampliação dessa tecnologia para todos os 5.570 municípios do país.
E não para por aí: o programa também prevê levar o 4G a 6.800 distritos, vilas e áreas rurais que ainda vivem à margem da transformação digital. Uma iniciativa essencial para conectar quem está distante dos grandes centros, mas que merece as mesmas oportunidades.
UM DESAFIO CONTINENTE
Levar sinal de qualidade a todos os cantos do Brasil, especialmente nas áreas mais remotas, não é tarefa simples. E a Anatel sabe disso.
“Esse é o nosso desafio. O principal deles é levar conectividade de forma satisfatória e, ao mesmo tempo, evoluir em outros indicadores da conectividade significativa, como o letramento digital”, afirmou Hermano Tercius, secretário de Telecomunicações da agência.
A declaração reforça que não basta apenas ter sinal — é preciso garantir que as pessoas saibam como utilizar a tecnologia a seu favor, com segurança e consciência.
A SATISFAÇÃO DOS CONSUMIDORES: NÚMEROS POSITIVOS, MAS OLHOS ABERTOS
A Anatel também divulgou, em março, os resultados da sua 10ª Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida. E as notícias são animadoras: mais de dois terços dos usuários afirmaram estar satisfeitos ou muito satisfeitos com os serviços prestados pelas operadoras.
Porém, é sempre bom ficar atento: cerca de 10% dos entrevistados declararam estar insatisfeitos ou muito insatisfeitos. Um alerta para que o setor continue investindo em melhorias.
Entre os destaques da pesquisa:
-
O 4G ainda é a tecnologia mais utilizada, mas a percepção do uso do 5G cresceu consideravelmente: 64% dos usuários pós-pagos e 67% dos pré-pagos disseram usar com mais frequência essa nova geração de rede.
-
A fibra óptica se consolidou como principal tecnologia de internet fixa.
-
16% dos usuários de telefonia fixa ainda usam o telefone residencial como principal canal de chamadas — principalmente entre mulheres, pessoas com mais idade e de menor renda.
-
Já entre os que assinam TV por assinatura, 67% assistem à programação todos os dias.
CONSUMIDOR NO CENTRO DA TRANSFORMAÇÃO
A pesquisa — realizada entre julho e novembro de 2024, com mais de 64 mil consumidores — ouviu clientes das principais operadoras do país, como Claro, Tim, Vivo, Oi, Sky, entre outras. O levantamento completo pode ser consultado e baixado nesta página da Anatel.
Essa escuta ativa é um dos passos fundamentais para um setor que não para de crescer — mas que também precisa evoluir com responsabilidade e foco no bem-estar do consumidor.
O FUTURO É AGORA — E É PARA TODOS
O cenário das telecomunicações no Brasil é promissor, mas ainda há muito chão pela frente. Conectar o país de ponta a ponta, com qualidade, inclusão digital e respeito à diversidade de perfis e necessidades, é o verdadeiro desafio — e também a oportunidade.
Porque mais do que tecnologia, estamos falando de inclusão. De oportunidade. De futuro. E esse futuro, convenhamos, precisa ser para todos.
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.