Sebrae leva a força inspiradora dos pequenos negócios brasileiros ao Japão durante Expo 2025
Em Osaka (Japão), o presidente do Sebrae, Décio Lima, participa da abertura do Pavilhão Brasil junto com ApexBrasil

Na Expo 2025, que acontece em Osaka, no Japão, o Brasil marca presença com uma mensagem poderosa: é possível transformar o mundo a partir dos pequenos negócios. E quem lidera essa narrativa é o Sebrae, que participou da cerimônia de abertura do Pavilhão Brasil ao lado da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Com foco em inovação, sustentabilidade e combate à fome, a instituição brasileira aposta no poder da bioeconomia para redesenhar o futuro — e mostra que empreender com responsabilidade ambiental pode, sim, gerar impacto positivo, renda e inclusão.
Conteúdos [esconder]
INOVAÇÃO QUE BROTA DA FLORESTA
Você já ouviu falar em negócios que nascem em meio à natureza e florescem com tecnologia? O Sebrae tem dado palco exatamente a esse tipo de iniciativa por meio do programa Inova Biomas, uma grande vitrine da criatividade empreendedora que respeita e preserva os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal, Caatinga, Mata Atlântica e Pampa.
Somente no eixo Inova Amazônia, já são 409 empresas atendidas e mais de 880 projetos apoiados em nove estados. É o Brasil profundo ganhando voz, vez e mercado. A proposta é clara: fortalecer a bioeconomia como caminho para o desenvolvimento sustentável, onde inovação e conservação caminham juntas.
“O país com seus seis biomas […] gera oportunidades para os pequenos negócios do país, que são 95% das empresas do Brasil. […] Essas empresas geram emprego, inclusão, renda, inovam, valorizam a nossa cultura e permitem a construção de um planeta sustentável”, afirma o presidente do Sebrae, Décio Lima.
A FORÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS: DO BRASIL PARA O MUNDO
Você sabia que os pequenos negócios representam 95% das empresas brasileiras? No Japão, esse número é ainda mais expressivo: as pequenas e médias empresas (PMEs) somam 99,7% das companhias e respondem por cerca de 70% dos empregos gerados no país.
A conexão é evidente. Por isso, Décio Lima destaca a importância da presença desses empreendedores nos grandes debates globais, como a COP 30. “Como no Brasil, os pequenos negócios são maioria no Japão e, por isso, precisamos reforçar a participação desse importante aliado na COP 30”, afirma.
EXPO 2025: UM PALCO GLOBAL PARA UMA PARCERIA DE 130 ANOS
Além de ser uma vitrine para a inovação brasileira, a Expo 2025 marca um marco simbólico: os 130 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Japão. Os dois países não apenas compartilham laços culturais e históricos, mas também cooperam ativamente nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
Atualmente, o Japão figura como 9º maior destino das exportações brasileiras e o 12º principal investidor no país. Segundo a ApexBrasil, o relacionamento bilateral se fortalece também no aspecto humano — com 2,7 milhões de nipo-brasileiros vivendo no Brasil e 210 mil brasileiros residindo em território japonês.
Essa conexão profunda transcende fronteiras e reafirma o papel do Brasil como protagonista no cenário internacional, especialmente quando o assunto é empreender com propósito, responsabilidade e visão de futuro.
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.