Notícias

Conferência discute políticas de apoio à Economia Solidária de Santa Catarina

O município de Biguaçu, na Grande Florianópolis, será sede da 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária de Santa Catarina. No evento, 120 delegados eleitos de todo o estado vão discutir, juntamente com representantes governamentais e entidades de apoio, políticas públicas que contemplem e beneficiem os trabalhadores do setor.

A conferência ocorre no domingo e segunda-feira, 24 e 25, na Univali Biguaçu. Durante a edição do evento também serão eleitos os delegados que vão representar Santa Catarina na conferência nacional, que será realizada em 2025 em Brasília (DF).

“Este é um momento especial para a Economia Popular e Solidária de Santa Catarina porque é durante a conferência que serão definidos os rumos do setor. O evento será sobretudo um espaço para ouvir e dialogar com milhares de trabalhadores que atuam nesta área. Estimular e organizar este setor é fundamental para desenvolver o emprego e a renda no Estado”, destacou a secretária do Conselho Estadual do Artesanato e da Economia Solidária (CEAES), Fabiana Lopes Ribeiro.

Programação conta com feira no sábado

Um dia antes do início da conferência, no sábado, 23, ocorre a Feira Estadual de Economia Popular e Solidária, que está sendo elaborada em parceria com o Instituto Diversa. A feira reunirá empreendimentos de todo o estado com artesanato, alimentação, acessórios, e vestuário, por exemplo, além de programação artística e cultural. A entrada é gratuita e o espaço ficará aberto das 9h às 18h.

Alternativa de trabalho e renda

A Economia Solidária é uma alternativa de geração de trabalho e renda e também uma nova estratégia de enfrentamento à precarização do trabalho, exclusão bem como desigualdade social. Portanto, trabalhadores e trabalhadoras se organizam de forma coletiva ou solidária por meio de associações, grupos e entidades.

Assim, comandam a própria produção e comercialização. Além da autogestão, é marcada pela cooperação, democracia, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade bem como valorização do trabalho humano.

Programação

Sábado, 23 de novembro
O que?
Feira Estadual de Economia Popular e Solidária
Onde? Praça Central de Biguaçu
Horário: 9h às 18h

Domingo e segunda-feira, 24 e 25 de novembro
O que? 4ª Conferência Estadual de Economia Popular e Solidária de Santa Catarina
Onde? Univali Biguaçu (R. João Coan, 400 – Bairro Universitários)


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram

Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.

Fonte
Agência de Notícias SECOM

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo