EventosFlorianópolisNotícias FlorianópolisNotícias Grande Floripa

Da Dor à Luta: violência contra a mulher é tema de mostra gratuita em Florianópolis

Projeto inclui a exibição de vídeos-arte com relatos de 11 vítimas e roda de conversa

Santa Catarina recebe uma iniciativa poderosa para amplificar as vozes silenciadas. O projeto “Da Dor à Luta: Histórias de Mulheres Sobreviventes da Violência”, idealizado pela talentosa artista visual Júlia Steffen, será apresentado gratuitamente na Fun

Santa Catarina recebe uma iniciativa poderosa para amplificar as vozes silenciadas. O projeto “Da Dor à Luta: Histórias de Mulheres Sobreviventes da Violência”, idealizado pela talentosa artista visual Júlia Steffen, será apresentado gratuitamente na Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, no dia 10 de novembro, a partir das 19h.

Um chamado à conscientização e empoderamento

Em um estado que registrou quase 13 mil medidas protetivas requeridas por mulheres na primeira metade do ano passado, a mostra busca não apenas expor a realidade da violência, mas também criar um espaço de resiliência e empoderamento para as mulheres. Júlia Steffen, contemplada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2022, utiliza sua arte como uma poderosa ferramenta para conscientização.

O projeto: narrativas que rompem o silêncio

O projeto consiste em cinco vídeos-arte, cada um contando a história de mulheres sobreviventes da violência. Essas histórias não apenas representam a dor individual, mas também revelam a coletividade das experiências compartilhadas por mulheres de diferentes grupos discriminados, incluindo bissexuais, indígenas, negras e transexuais.

A experiência: vídeos-arte e roda de conversa

Os vídeos apresentam intervenções de pinturas e desenhos sobre imagens e depoimentos captados, abordando diversos tipos de violência, desde física e psicológica até patrimonial e moral. Após a exibição, uma roda de conversa, liderada pela realizadora Júlia Steffen, contará com a participação da advogada Iris Gonçalves e da psicóloga Glauce Carrazzoni.

Objetivo: mais do que conscientização, acolhimento

“Ao mesmo tempo em que são individuais de cada mulher, as situações se revelam coletivas à medida que se repetem nas experiências particulares. O projeto, assim como o meu trabalho como artista, tem o objetivo de não somente conscientizar a sociedade a respeito do tema, mas também promover um acolhimento e mostrar que nenhuma mulher está sozinha”, destaca Júlia Steffen.

Transformação e disponibilidade online

Além de promover o diálogo e a conscientização presencialmente, os vídeos-arte estarão disponíveis gratuitamente no canal de Júlia no YouTube, permitindo que as histórias inspiradoras alcancem um público ainda maior.

Serviço:

Da Dor à Luta – Histórias de Mulheres Sobreviventes da Violência

Data:  10 de novembro, a partir das 19h

Local: Fundação Cultural BADESC (Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro, Florianópolis/SC)

Entrada: Gratuita

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo