A Fundação Cultural de Balneário Camboriú reabrirá a Galeria Municipal de Arte até o fim de 2025. O local, que fica no piso superior do Teatro Municipal Bruno Nitz, está fechado desde fevereiro de 2020 e precisa de reformas urgentes.
Nesta terça-feira (7), o diretor-presidente da Fundação Cultural, Allan Müller Schroeder, que assumiu o cargo em 1º de janeiro, esteve reunido com artistas plásticos, produtores culturais e membros do Conselho Municipal de Política Cultural para discutir o futuro da Galeria de Arte. Os artistas foram convidados a fazer uma visita técnica ao local, que apresenta problemas no piso, na iluminação, climatização, entre outros.
De acordo com o diretor-presidente, a gestão anterior abriu três licitações para fazer a reforma, orçada inicialmente em R$ 428 mil, mas elas resultaram desertas (sem interessados). Na reunião de terça, Allan pediu sugestões aos artistas. Ao fim da visita, um grupo de trabalho foi criado, com cinco participantes, para estudar o que será mais viável. O assunto também será discutido com o Conselho Municipal de Política Cultural.
“Na semana que vem, vamos nos reunir com o grupo de trabalho. Nossa intenção é readequar o projeto de reforma e abrir a galeria até o fim deste ano”, disse Allan. A forma como será feita a reforma também será decidida em conjunto com os artistas. Alguns defenderam que se faça um mutirão de voluntários. O escritor Luiz Antônio Kappel, que já lançou dois livros na galeria, é favorável a essa ideia. “É fundamental que se faça algo. É só me chamar que venho ajudar, eu quero a galeria funcionando”, comentou Kappel ao fim do encontro.
A reunião foi acompanhada pela vereadora Ciça Müller, que também é produtora cultural, a qual se colocou à disposição dos coletivos de artistas e da Fundação Cultural para resolver o problema.