Ferrovias de Santa Catarina avançam, mas ainda enfrentam obstáculos
As ferrovias de Santa Catarina desempenham um papel crucial na logística e economia do estado. Em 2024, registrou-se um aumento significativo na movimentação de cargas, evidenciando a importância desse modal para o desenvolvimento regional. No entanto, desafios persistem, e o governo estadual está empenhado em revitalizar e expandir a malha ferroviária para atender às demandas crescentes.
Conteúdos
DESEMPENHO DAS FERROVIAS EM 2024
No ano de 2024, as ferrovias que atravessam Santa Catarina transportaram um total de 6.842.869 toneladas de cargas. A Rumo Logística foi responsável por 3,7 milhões de toneladas, enquanto a Ferrovia Tereza Cristina movimentou 3,09 milhões de toneladas.
PRINCIPAIS CARGAS TRANSPORTADAS
Entre as cargas mais movimentadas em 2024, destacam-se:
Soja: 2,5 milhões de toneladas
Carvão mineral: 2,5 milhões de toneladas
Milho: 1,06 milhão de toneladas
Além dessas, foram transportadas cargas conteinerizadas, combustíveis (álcool, gasolina e óleo diesel) e insumos agrícolas, como adubo, cloreto de potássio, fosfato e ureia.
CRESCIMENTO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2024
No primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 8,9% na movimentação de cargas nas ferrovias catarinenses em comparação com o mesmo período de 2023. Esse desempenho superou a média nacional, que foi de 5,03% no mesmo intervalo. O mês de abril destacou-se com a movimentação de 628,9 mil toneladas, sendo o período de maior desempenho no semestre.
PROJETOS FERROVIÁRIOS EM ANDAMENTO
Atualmente, Santa Catarina tem dois projetos ferroviários em desenvolvimento:
Ferrovia Chapecó a Correia Pinto: Com extensão de 319 quilômetros, este projeto visa conectar o oeste ao centro do estado, facilitando o escoamento da produção agrícola e industrial.
Ferrovia Navegantes a Araquari: Este trecho de 62 quilômetros busca melhorar a ligação entre o litoral norte e o interior, otimizando o transporte de cargas para os portos da região.
O investimento total do estado nesses projetos é de aproximadamente R$ 32 milhões, com previsão de conclusão em 2025.
LEI ESTADUAL DE FERROVIAS
A Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) está elaborando a Lei Estadual de Ferrovias, que será encaminhada à Assembleia Legislativa de Santa Catarina ainda este ano. Essa legislação será fundamental para conceder ao estado autonomia na autorização de novos trechos ferroviários, agilizando processos e atraindo investimentos para o setor.
DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Apesar dos avanços, as ferrovias catarinenses ainda enfrentam desafios significativos. Atualmente, o estado possui 763 km de ferrovias em operação, representando 4,4% da malha ferroviária brasileira. Historicamente, essa malha já transportou volumes três vezes maiores do que os atuais, indicando uma subutilização do potencial ferroviário.
O secretário da SPAF, Beto Martins, destaca a importância de revitalizar esse modal:
“Nossas ferrovias estão subutilizadas. No passado, a capacidade de transporte era três vezes maior do que a atual. Uma das diretrizes do governador Jorginho Mello é revitalizar esse modal, para que volte a ser uma alternativa viável para a indústria catarinense.”
O FUTURO DAS FERROVIAS EM SANTA CATARINA
O governo de Santa Catarina está comprometido em revitalizar e expandir a malha ferroviária do estado. Com investimentos significativos e a elaboração de uma legislação específica, espera-se que o modal ferroviário se torne uma alternativa logística cada vez mais eficiente, atendendo às necessidades da indústria e contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região.
Em suma, as ferrovias de Santa Catarina estão em um momento de transformação. Com projetos ambiciosos e uma visão estratégica, o estado busca resgatar o protagonismo ferroviário, garantindo um futuro promissor para o transporte de cargas e a economia regional.
Fonte: Agência de Notícias SECOM
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