Servidores da Celesc se manifestam em defesa do caráter público da empresa durante sessão

No coração da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, um movimento importante está ganhando força. A defesa da Celesc, uma das maiores e mais importantes empresas do setor elétrico brasileiro, foi pauta na sessão desta quinta-feira (27), com a presença da coordenadora da Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel), Caroline Camargo Borba. Uma audiência pública, marcada para o próximo dia 09 de abril, promete ser um marco na luta pelo fortalecimento do caráter público da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.
Conteúdos
CELESC ENFRENTA CRISE NO QUADRO FUNCIONAL E CUIDA DE UM PATRIMÔNIO CATARINENSE
A Celesc, que há décadas desempenha um papel crucial na distribuição de energia no estado de Santa Catarina, atravessa um período turbulento. Segundo a coordenadora da Intercel, a situação da empresa se agravou após a implementação do novo sistema comercial “Conect”, que trouxe uma série de desafios operacionais. A líder sindical detalhou que a Celesc enfrenta, atualmente, um déficit de 200 servidores, um número que compromete diretamente a qualidade dos serviços prestados aos catarinenses.
“Estamos aqui para pedir o apoio dos deputados, não só para a preservação da Celesc enquanto patrimônio público, mas também para que a empresa volte a ter os investimentos necessários para garantir a excelência no atendimento e a sustentabilidade de seus serviços”, declarou Caroline Camargo Borba.
Mas qual é o impacto disso tudo para os consumidores de Santa Catarina? A resposta está em um serviço que está se tornando cada vez mais difícil de sustentar com a estrutura atual da empresa. E, ao mesmo tempo, a Celesc continua sendo um exemplo de sucesso no setor, oferecendo a menor tarifa de energia do Brasil, enquanto gera lucro. Até quando isso será possível sem um quadro de funcionários adequado?
O SUCATEAMENTO DA CELESC E A CRÍTICA À GESTÃO ATUAL
A líder sindical não poupou críticas à atual gestão da empresa. Para ela, a administração tem se mostrado mais preocupada em atender aos interesses dos acionistas do que em garantir a qualidade dos serviços para a população catarinense. “No orçamento deste ano, não há previsão de contratação de novos funcionários, mas o aumento do lucro para os acionistas está garantido. Isso é inaceitável!”, afirmou Caroline.
Com o novo sistema em operação, os funcionários da Celesc estão enfrentando uma pressão crescente, resultando em problemas de saúde entre os servidores e afetando a imagem da empresa. Em suas palavras, “essa situação está insustentável”. E é exatamente essa a razão pela qual a mobilização que tomou as galerias da Assembleia Legislativa é tão importante. Os servidores da Celesc, que acompanharam atentamente a sessão, ergueram cartazes em apoio à contratação de novos funcionários e à manutenção do caráter público da empresa.
“Queremos o apoio dos parlamentares para garantir que a Celesc continue sendo uma empresa pública, que é referência no setor elétrico e que, apesar de seus desafios, ainda tem um compromisso com a qualidade e a acessibilidade do serviço para todos”, reiterou Caroline Camargo Borba.
PARLAMENTARES APOIAM A CAUSA E REAFIRMAM A IMPORTÂNCIA DE UMA CELESC PÚBLICA
A causa da Celesc encontrou eco entre os deputados presentes na sessão. Fabiano da Luz (PT), que presidiu a discussão, expressou satisfação ao ver o apoio unânime de seus colegas de Parlamento. “A Celesc é uma empresa pública que é referência nacional, oferecendo a menor tarifa de energia no Brasil e, ao mesmo tempo, obtendo lucros. E tudo isso é graças ao trabalho dedicado dos servidores”, destacou o deputado.
Fabiano também ressaltou a importância de preservar o caráter público da Celesc, considerando que ela não é apenas uma empresa de energia, mas um patrimônio dos catarinenses. “O que estamos discutindo aqui é o futuro de uma empresa que representa um compromisso com a população e com a qualidade de vida dos nossos cidadãos. Não podemos permitir que ela seja prejudicada por uma gestão que não compreende o valor dessa missão”, afirmou o parlamentar.
A LUTA PELA CELESC PÚBLICA SEGUE FORTE EM SANTA CATARINA
A audiência pública agendada para 09 de abril será uma oportunidade única para discutir o futuro da Celesc. Com o apoio crescente de servidores, sindicatos e parlamentares, o movimento em defesa da manutenção do caráter público da empresa está mais forte do que nunca. A mobilização promete ser decisiva para garantir que a Celesc continue sendo uma empresa que, além de fornecer energia, seja uma referência em comprometimento social e qualidade de serviço.
Por enquanto, a batalha continua nos corredores da Assembleia Legislativa, onde os servidores da Celesc não vão desistir de lutar por melhores condições de trabalho e pela preservação do patrimônio catarinense. Mas a pergunta que fica é: será que o governo e os parlamentares estarão à altura dessa causa? O futuro da Celesc depende de um compromisso coletivo e urgente.
Fonte: Agência ALESC
CONECTE-SE COM O CONECTA SC
Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias, eventos e dicas de turismo de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso grupo no WhatsApp.