A 33ª edição do Parlamento Jovem da Alesc incentiva a participação cidadã dos jovens estudantes

A 33ª edição do Parlamento Jovem da Escola do Legislativo da Alesc está avançando para sua segunda fase e, com ela, promete não apenas dar continuidade a um importante processo educacional, mas também fortalecer o compromisso dos jovens com a democracia e o papel da política em suas comunidades.
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A TRANSFORMAÇÃO DO PARLAMENTO JOVEM
Com a seleção dos representantes das oito escolas que marcarão presença na fase final, o Parlamento Jovem ganha um novo capítulo em 2025. Nesta etapa, os eleitos — junto aos suplentes — começam a vivenciar a experiência legislativa de maneira aprofundada, com o suporte de assessorias parlamentares compostas por professores dos próprios estabelecimentos de ensino. Para garantir que todos os envolvidos estejam preparados para o desafio, o apoio do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo e da Consultoria Legislativa da Alesc é imprescindível.
A missão agora é clara: esses jovens parlamentares vão iniciar a elaboração de projetos que serão apresentados em junho, na fase final do programa, entre os dias 9 e 13 de junho, em Florianópolis. O que está em jogo é muito mais do que uma simples atividade escolar. Trata-se de uma imersão no processo legislativo, onde cada proposta reflete a visão de futuro desses jovens para suas comunidades.
O CAMINHO ATÉ A ESCOLHA DOS REPRESENTANTES
Na fase inicial, a escolha dos representantes foi feita por escolas de diversos cantos de Santa Catarina. Colégios de Garuva, Três Barras, Gaspar, Chapecó, Concórdia, Lages, Florianópolis e Criciúma participaram da primeira fase do Parlamento Jovem, recebendo visitas da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. Nessas visitas, os estudantes puderam conhecer as propostas do programa e selecionar seus representantes.
Cada instituição de ensino teve a responsabilidade de escolher cinco representantes e dois suplentes, com o apoio de dois professores, que passaram a atuar como assessores do grupo. Os alunos envolvidos, todos do ensino médio, foram orientados a participar ativamente do processo, preparando-se para a missão de elaborar e apresentar proposições legislativas.
ESCOLHAS DEFINIDAS: O PARLAMENTO JOVEM GANHA FORMA
Nos últimos dias, a seleção das “bancadas legislativas” foi concluída com a escolha dos representantes de duas últimas escolas participantes. A Escola Dinâmica, de Florianópolis, instituição da rede privada de ensino, escolheu seus representantes na última segunda-feira. No dia seguinte, foi a vez dos alunos do CEDUP Abílio Paulo, de Criciúma, também definir sua participação no programa.
Com a definição desses representantes, o Parlamento Jovem entra oficialmente na segunda fase do programa, onde a criatividade e o comprometimento dos alunos são postos à prova. Agora, os jovens parlamentares irão trabalhar em temas diversos, visando à criação de proposições que serão apresentadas e debatidas na fase final.
UMA EXPERIÊNCIA QUE VAI ALÉM DA SALA DE AULA
A grande vantagem do Parlamento Jovem é a possibilidade que ele oferece aos estudantes de vivenciar o processo legislativo na prática. Em um ambiente de aprendizado contínuo, os alunos não apenas discutem ideias, mas também se envolvem na redação de propostas legislativas com base nas normas técnicas do setor. A meta é construir um produto legislativo de qualidade, que possa realmente refletir as necessidades e as soluções para suas comunidades.
Mas, afinal, o que os jovens ganham com essa experiência? O presidente da Escola do Legislativo, deputado Mauro De Nadal (MDB), destaca que a principal contribuição é o entendimento da política como uma atividade exercida em um ambiente plural e democrático, com o objetivo de buscar soluções que atendam aos interesses de todos. Para ele, o aprendizado vai além do simples conhecimento sobre a elaboração de projetos de lei, moções e até emendas constitucionais. Os alunos ganham uma visão crítica e reflexiva sobre o papel da política no desenvolvimento das sociedades.
“Este é um projeto muito interessante. Os alunos do ensino médio passam a compreender como se dá a elaboração de propostas no legislativo. E o maior ganho é entender que a política é uma atividade exercida num ambiente plural e democrático, em busca de soluções que beneficiem as comunidades”, observa o deputado Mauro De Nadal.
UM PROJETO QUE TRANSFORMA E FORMA LÍDERES
O Parlamento Jovem vai além de ser apenas uma atividade escolar. Ele é, de fato, uma experiência formadora de líderes. Ao trabalhar em equipe, elaborar propostas e discutir temas relevantes, os estudantes não apenas aprendem sobre política, mas também desenvolvem competências essenciais para o futuro, como trabalho em equipe, comunicação, liderança e visão crítica.
Ao longo dessa jornada, os jovens serão convidados a colocar suas ideias em prática, sendo acompanhados de perto por assessorias especializadas que garantirão a qualidade do processo e o aprendizado necessário para que possam, no futuro, se tornar líderes transformadores de suas comunidades.
E você, já imaginou o impacto que um programa como este pode gerar na vida dos jovens? Será que a vivência política de hoje os tornará cidadãos mais engajados e preparados para o futuro? Só o tempo dirá, mas, com certeza, o Parlamento Jovem já está dando os primeiros passos para moldar líderes para o amanhã.
CONCLUSÃO: UM PROJETO PARA O FUTURO
O Parlamento Jovem não é apenas uma atividade extracurricular. Ele é um compromisso com o futuro da democracia, uma oportunidade única para os jovens de Santa Catarina entenderem o papel da política na sociedade e se prepararem para o que está por vir. Em sua 33ª edição, o projeto já está criando as bases para um novo cenário político no estado, onde os jovens não apenas conhecem, mas também praticam a política.
Para mais informações sobre o programa e os projetos que serão apresentados na fase final, acesse o site oficial da Escola do Legislativo da Alesc aqui.
Fonte: Agência ALESC
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