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Natura lidera ranking de responsabilidade ESG e revela seus segredos

Você já se perguntou quais empresas estão realmente comprometidas com a sustentabilidade e responsabilidade social? Pois bem, a Natura reafirma seu protagonismo ao liderar o Ranking Merco de Responsabilidade ESG 2023 pelo décimo ano consecutivo! Essa conquista coloca a companhia no topo da lista das 100 melhores empresas em práticas ambientais, sociais e de governança.

O QUE SIGNIFICA ESG?

O conceito ESG, que significa Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança), representa os três pilares fundamentais que as empresas devem considerar para operar de maneira sustentável. A Natura, desde sua fundação, tem esses princípios como base de todas as suas decisões de negócios. Segundo Ana Costa, vice-presidente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da Natura, “Os princípios ESG são a base para todas as nossas decisões de negócios desde a nossa fundação, e buscamos seguir inovando para gerar, cada vez mais, conservação e regeneração ambiental, diversidade e educação, em benefício da sociedade e das novas gerações que merecem um mundo mais sustentável e de maior valor compartilhado para todos. Nós, na Natura, temos o privilégio e também a responsabilidade de viver este propósito, todos os dias, dentro do nosso modelo de negócios”.

COMO É FEITO O RANKING MERCO?

O ranking é dividido em três pilares – Meio Ambiente (E), Âmbito Interno, Clientes e Sociedade (S) e Ética e Governança Corporativa (G) – cada um com seu próprio ranking. A metodologia de análise utiliza 25 diferentes fontes de informação, consolidando mais de 11 mil entrevistas. As empresas são inicialmente indicadas por membros da alta direção de companhias com faturamento superior a R$200 milhões por ano no Brasil, seguido de entrevistas com diversos grupos, incluindo especialistas em responsabilidade social corporativa, analistas financeiros, entre outros. O ranking também inclui a medição de Merco Sociedade, que avalia a reputação da perspectiva cidadã, e Merco Digital, que considera a “conversação” gerada nos meios digitais. Natura é líder nas três categorias E, S e G.

O COMPROMISSO HISTÓRICO DA NATURA

A trajetória da Natura é marcada por um compromisso com um modelo de negócio que vai além da geração de lucro. A empresa valoriza a economia da floresta em pé através da união entre ciência, natureza e conhecimento tradicional, promovendo um círculo virtuoso baseado na bioeconomia da sociobiodiversidade. Com esse modelo, a Natura alocou R$ 42,8 milhões em recursos para as comunidades somente em 2023. Atualmente, mantém relacionamento com 94 cadeias da sociobiodiversidade que colhem bioativos respeitando os limites da floresta e o calendário das safras, bem como os modos de vida locais. Até agora, a Natura já desenvolveu 44 bioingredientes, gerando renda para mais de 10 mil famílias de comunidades extrativistas e contribuindo para a conservação de 2,2 milhões de hectares de floresta na Amazônia.

INOVAÇÕES E CERTIFICAÇÕES

Recentemente, a Natura foi a primeira empresa do Sul global a conquistar o selo de Platina de Integridade de Carbono, o nível mais alto de declaração emitido pela Iniciativa de Integridade dos Mercados de Carbono Voluntários (VCMI). A organização internacional é referência em créditos de carbono no mundo. Isso significa que a Natura comprou e aposentou créditos de carbono de alta qualidade, iguais ou superiores a 100% de suas emissões remanescentes.

Outro destaque é a incorporação do conceito de Regeneração em sua estratégia, promovendo a biodiversidade e restaurando os ecossistemas. Essa jornada se iniciou com a agricultura regenerativa, estabelecendo metas ambiciosas de certificação de ingredientes regenerativos até 2030. O primeiro passo foi o lançamento do produto Natura Ekos Concentrado de Castanha, que utiliza 100% de plástico retirado de regiões ribeirinhas, promovendo a reutilização e reduzindo significativamente o desperdício.

VISÃO PARA 2030

No ano passado, a companhia atualizou as metas da Visão 2030 de América Latina, batizada de Compromisso com a Vida. Entre as novas metas, estão a priorização da aquisição de créditos em projetos na Amazônia, aumentar em quatro vezes as compras de insumos da sociobioeconomia amazônica (em relação a 2020), estabelecer 25% de pessoas negras em cargos gerenciais no Brasil até 2025 e 30% até 2030, e aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano das Consultoras (IDH-CN).

Seguindo a metodologia de valoração Integrated Profit & Loss (IP&L), que integra ganhos e perdas para medir e reportar os efeitos socioambientais da operação, a Natura contabiliza, além dos resultados financeiros, o impacto da atuação empresarial nas dimensões ambiental, social e humana. O IP&L mostra que, em 2023, para cada R$1 de receita, a Natura gera R$ 2,7 de valor. A meta é gerar R$ 4 de impacto positivo para cada R$ 1 de receita nos próximos seis anos.

SOBRE A NATURA

Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética, líder no setor de venda direta no Brasil, com 2 milhões de consultoras na América Latina. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon e Natura. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, e a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny” em 2018, atestando o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite Natura ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.


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