
Camerata Florianópolis e Bolshoi Brasil promovem espetáculo gratuito na Beira-mar
27 Abril

Imagine o pôr do sol da Beira-Mar Norte como cenário, o som vibrante de uma orquestra ao vivo e bailarinos que parecem flutuar no palco. Parece um sonho? Pois é exatamente essa a proposta do espetáculo “Arte na Beira-Mar”, que une a tradição da Camerata Florianópolis com a excelência da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil em uma apresentação inesquecível.
Marcado para o dia 27 de abril (domingo), às 18h, o evento será realizado ao ar livre, no Trapiche da Beira-Mar Norte, e promete encantar o público com uma fusão poderosa entre música clássica e balé. A entrada é gratuita — um verdadeiro presente para a cidade e um marco na celebração do Dia Mundial da Dança, comemorado dois dias depois, em 29 de abril.
UMA EXPERIÊNCIA SENSORIAL À BEIRA-MAR
O palco será montado com vista privilegiada para o mar e o céu de fim de tarde, criando um ambiente que transcende o tradicional. Ao todo, cerca de 70 bailarinos e 50 músicos darão vida a uma seleção de obras-primas do repertório clássico e contemporâneo. Clássicos como O Quebra-Nozes, O Lago dos Cisnes, Cinderela e A Bela Adormecida serão reinterpretados com trilhas de compositores icônicos como Tchaikovsky, Prokofiev, Rachmaninoff e Philip Glass.
A “Valsa das Flores” e o emblemático Pas de Deux do Cisne Negro são apenas algumas das peças que devem emocionar os espectadores. “Dançar com uma orquestra ao vivo é um privilégio que eleva a expressão artística a outro patamar”, destaca Valdir Steglich, presidente do Bolshoi Brasil. “Esta apresentação celebra a arte na sua forma mais sublime, levando ao público um momento inesquecível de cultura e emoção”.
UM ENCONTRO DE GIGANTES DA CENA CULTURAL
O espetáculo marca a primeira vez que a Camerata Florianópolis e a Escola Bolshoi no Brasil dividem o mesmo palco. “É uma honra para nós da Camerata realizar esse encontro com a Escola Bolshoi. Levar a música e a dança para um espaço aberto, em um espetáculo gratuito, é uma forma de aproximar ainda mais o público da arte e celebrar a cultura de forma acessível”, afirma o maestro Jeferson Della Rocca, fundador e regente da Camerata.
Com mais de 1.500 apresentações no currículo e participações marcantes em palcos nacionais e internacionais — incluindo o Rock in Rio e turnês pela Europa — a Camerata Florianópolis é hoje uma das orquestras mais respeitadas do Brasil. Já a Escola Bolshoi, única extensão internacional do tradicional Teatro Bolshoi da Rússia, carrega 25 anos de história formando artistas-cidadãos com acesso gratuito à arte e à cultura.
UM PROJETO QUE RESPIRA ARTE E INCLUSÃO
O espetáculo “Arte na Beira-Mar” é realizado pela Funarte, com recursos viabilizados por emenda parlamentar da Senadora Ivete Appel da Silveira, por meio do Ministério da Cultura e Governo Federal. Conta ainda com o apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.
Além da beleza estética e da emoção que promete despertar, o evento também reforça o compromisso com o acesso democrático à arte — um valor essencial tanto para o Bolshoi Brasil quanto para a Camerata Florianópolis.
SERVIÇO
O QUÊ: Espetáculo gratuito “Arte na Beira-Mar” com Bolshoi Brasil e Camerata Florianópolis
QUANDO: Domingo, 27 de abril de 2025, às 18h
ONDE: Trapiche da Beira-Mar Norte, Florianópolis (SC)
QUANTO: Entrada gratuita
Foto: Cleber Gomes
CONECTE-SE COM O CONECTA FLORIPA
Acompanhe o Portal Conecta Floripa e fique por dentro das notícias e eventos em Florianópolis no Conecta Floripa no Instagram.
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter ou participe do nosso Grupo de WhatsApp.