BEGIN:VCALENDAR VERSION:2.0 PRODID:-//Conecta SC - ECPv6.16.5//NONSGML v1.0//EN CALSCALE:GREGORIAN METHOD:PUBLISH X-WR-CALNAME:Conecta SC X-ORIGINAL-URL:https://conectasc.com.br X-WR-CALDESC:Eventos para Conecta SC REFRESH-INTERVAL;VALUE=DURATION:PT1H X-Robots-Tag:noindex X-PUBLISHED-TTL:PT1H BEGIN:VTIMEZONE TZID:America/Sao_Paulo BEGIN:STANDARD TZOFFSETFROM:-0300 TZOFFSETTO:-0300 TZNAME:-03 DTSTART:20240101T000000 END:STANDARD END:VTIMEZONE BEGIN:VEVENT DTSTART;TZID=America/Sao_Paulo:20251006T193000 DTEND;TZID=America/Sao_Paulo:20251006T210000 DTSTAMP:20251001T200224Z CREATED:20251001T200224Z LAST-MODIFIED:20251001T200224Z UID:10002010-1759779000-1759784400@conectasc.com.br SUMMARY:Concerto comemora 10 anos da Banda Filarmônica e do Grupo de Cordas da Escola de Música Carlos Gomes DESCRIPTION:Uma década depois\, a música continua contando essa história. O Teatro Carlos Gomes será palco de uma noite especial de celebração à música e à trajetória de dois grupos que compõem parte da história da Escola de Música Carlos Gomes. No dia 6 de outubro\, às 19h30\, o Concerto Comemorativo de 10 anos da Banda Filarmônica e do Grupo de Cordas reunirá alunos e professores em uma apresentação no auditório Heinz Geyer. Os ingressos já estão à venda pelo Sympla\, com valores de R$ 28\,00 (inteira) e R$ 14\,00 (meia-entrada). A manutenção dos grupos só é possível graças ao incentivo da Altenburg\, que apoia a Banda Filarmônica\, e da Fundação Fritz Müller\, que apoia o Grupo de Cordas. \nPara a diretora artística e pedagógica da Escola de Música\, Melita Bona\, a comemoração sintetiza o compromisso da instituição com a formação musical coletiva: “É uma alegria imensa ver esses dois grupos completando uma década de história\, dedicação e tantos frutos. Esse concerto celebra a continuidade do trabalho educativo que valoriza o fazer musical em grupo\, o acesso à arte e o impacto positivo que isso gera na vida de cada integrante\, e\, por consequência\, na nossa comunidade.” \nO concerto será dividido em três momentos: apresentações individuais do Grupo de Cordas e da Banda Filarmônica\, intercaladas com interlúdios de Música de Câmara\, e finalizando com a aguardada junção dos dois grupos em uma formação orquestral completa. O repertório variado dará espaço a solos instrumentais\, obras consagradas e arranjos emocionantes\, homenageando a caminhada dos grupos e seus integrantes\, com destaque para os que participam desde a fundação. Mais do que uma celebração\, o evento reforça a missão da Escola de Música Carlos Gomes: formar\, inspirar e emocionar através da arte. \nUm marco para a música em grupo em Blumenau \nO Grupo de Cordas\, coordenado pela professora Ana Betina Plautz\, foi fundado em 2015 com o propósito de incentivar os alunos a vivenciar a prática orquestral desde cedo\, reunindo crianças\, jovens e adultos em uma experiência musical intergeracional. “A vivência coletiva da música é transformadora. Muitos dos nossos alunos iniciaram ainda pequenos e cresceram com o grupo\, desenvolvendo-se musicalmente e como seres humanos. Já realizamos apresentações em teatros\, escolas\, museus\, feiras e até instituições de longa permanência\, sempre levando música e construindo vínculos”\, destaca Ana. \nA Banda Filarmônica\, regida pelo professor João Bridi\, nasceu como Orquestra de Sopros e\, em 2025\, adotou seu nome atual para refletir com mais precisão sua formação instrumental. O grupo reúne instrumentos de sopro e percussão e tem como missão promover a prática de conjunto\, expandindo os horizontes musicais dos alunos. “A Banda é um espaço de aprendizado coletivo que forma músicos e cidadãos. Ao longo desses 10 anos\, participamos de eventos culturais\, escolares\, apresentações ao ar livre e projetos sociais\, sempre com músicos da nossa região. Vamos celebrar a cultura de música sinfônica feita em Blumenau\, por e para os blumenauenses”\, pontua Bridi. \nJuntos\, os dois grupos realizam\, em média\, 15 apresentações por ano\, com repertório que abrange obras da música clássica/erudita e popular\, sempre com grande envolvimento da comunidade e dos músicos locais. A existência dos dois grupos representa uma conquista não apenas artística\, mas também social e pedagógica. A participação é gratuita e aberta a alunos da Escola de Música Carlos Gomes que desejam vivenciar a experiência do fazer musical em grupo. Além disso\, os integrantes têm acesso às aulas de Linguagem e Percepção Musical\, fortalecendo sua formação técnica e sensível. “O concerto comemorativo\, além de valorizar nossos grupos e alunos\, também será momento de agradecer às empresas apoiadoras\, que vêm investindo na cultura e na formação musical da cidade. Sem elas\, nada disso seria possível”\, finaliza Bona. \nSERVIÇO \nConcerto Comemorativo de 10 anos – Banda Filarmônica e Grupo de Cordas\n Data: 06 de outubro de 2025 (segunda-feira)\nHorário: 19h30\nLocal: Auditório Heinz Geyer – Teatro Carlos Gomes\nIngressos: R$ 28\,00 (inteira) e R$ 14\,00 (meia-entrada) – à venda pelo Ticket Center (https://www.eticketcenter.com.br/eventos/show/10-anos-da-banda-filarmonica-e-do-grupo-de-cordas/06-10/19-30). \nInformações: www.teatrocarlosgomes.com.br/programacao/ l @escolademusicatcg \nTeatro Carlos Gomes \n@teatrocarlosgomesblumenau  URL:https://conectasc.com.br/eventos-santa-catarina/concerto-comemora-10-anos-da-banda-filarmonica-e-do-grupo-de-cordas-da-escola-de-musica-carlos-gomes/ LOCATION:SC CATEGORIES:Blumenau,Espetáculos,Música ATTACH;FMTTYPE=image/webp:https://conectasc.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Banda-Filarmonica-foto-SabrinaMarthendal.webp END:VEVENT END:VCALENDAR