Fenaostra 2024 traz gastronomia, shows nacionais e artistas locais, confira a programação
3 Dezembro - 8 Dezembro
Você já se perguntou por que Florianópolis é chamada de Capital Nacional da Ostra? Se ainda não teve a chance de descobrir, a 22ª edição da Fenaostra 2024, que acontecerá entre os dias 03 e 08 de dezembro, é o convite perfeito para uma imersão completa nesse universo.
Quer saber por que você não pode perder? Vem comigo que eu te conto tudo!
FENAOSTRA 2024
Mais do que uma festa gastronômica, a Fenaostra é uma celebração que combina sabores, música, cultura e tradições locais, transformando o evento em um verdadeiro cartão-postal da cidade. A Festa terá ainda ambientação típica açoriana, espaço dedicado exclusivamente para crianças e uma feira de artesanato local. Serão pelo menos 60 expositores, atuando na comercialização de utensílios domésticos, objetos decorativos, bonecas, acessórios e semijoias.
UMA EXPERIÊNCIA GASTRONÔMICA INESQUECÍVEL
Se você é fã de gastronomia ou está sempre em busca de novas experiências culinárias, a Fenaostra é o seu lugar. Com 12 estabelecimentos gastronômicos confirmados, sendo oito especializados em pratos com ostras, o evento promete surpreender até os paladares mais exigentes.
Já imaginou provar uma ostra gratinada crocante, com aquele toque especial de temperos? Ou uma ostra ao bafo, cozida na perfeição e servida com molhos que realçam o frescor do mar? Se o seu gosto é mais sofisticado, a moqueca de ostras pode ser a pedida ideal, trazendo o equilíbrio perfeito entre tradição e inovação.
No ano passado, foram comercializadas cerca de 40 mil dúzias de ostras na festa, todas oriundas da Capital e arredores. O cultivo é reconhecido pela qualidade e características únicas, que causam alterações até mesmo no sabor do produto. Conhecida como Capital Nacional da Ostra, Florianópolis, junto de outros municípios da Grande Florianópolis, é responsável por 90% do abastecimento do produto no Brasil.
“Primeiro nós recebemos as sementes, ainda pequenas, produzidas em laboratório. Depois, realizamos todo um processo dentro da água para que elas se desenvolvam. Existem diferentes técnicas, mas aqui, na propriedade, primeiramente elas passam por cilindros de assentamento. Conforme crescem, vão para uma estrutura que chamamos de travesseiros, onde o crescimento é acelerado. Por fim, a terceira etapa é das lanternas, estruturas que ficam dentro da água para que elas possam seguir se alimentando e atingirem o tamanho suficiente para serem consumidas”, explica o maricultor de Santo Antônio de Lisboa, Leonardo Cabral Costa.
A maior parte das ostras cultivadas na Capital são da espécie Crassostrea giga, conhecida popularmente como ostra-japonesa ou ostra-do-pacífico. Embora seja exótica, hoje a espécie está adaptada às condições oceanográficas da Ilha, sem trazer prejuízos ao ecossistema. Ela encontra na região um ambiente com águas não muito profundas, salinidade satisfatória e abundância de nutrientes, condições que se tornaram ideais para o seu crescimento.
“É muito satisfatório ver que hoje as pessoas valorizam um alimento que produzimos aqui, que gera renda para tantas famílias. Antigamente, a ostra era segunda opção, depois do peixe, depois do camarão. Saber que hoje ela é sinônimo de produto de qualidade e que sai da Ilha para diversos paladares, extrapolando fronteiras, justifica todo nosso trabalho. Ter um evento que celebra essa cultura é mais do que justo”, salienta Leonardo.
Mas calma! Se ostras não forem sua preferência, há alternativas para todos os gostos. Quatro dos restaurantes participantes terão cardápios variados, garantindo que ninguém fique de fora da festa gastronômica. Afinal, o objetivo é celebrar a diversidade de sabores e promover a gastronomia local em toda a sua riqueza.
SHOWS NACIONAIS E ARTISTAS LOCAIS ANIMAM A 22ª FENAOSTRA
Se a gastronomia é o coração da Fenaostra, a música é a alma. A programação deste ano traz grandes atrações nacionais, como o grupo de pagode Pixote e a cantora Yasmin Santos, duas referências em seus estilos musicais.
Mas a festa não para por aí. A Fenaostra faz questão de valorizar os talentos locais, e nomes como Entre Elas, Expresso Rural, Quinteto SA e a banda manezinha Dazaranha estão confirmados.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE SHOWS
- 03/12 (terça-feira):
- Entre Elas
- 04/12 (quarta-feira):
- Expresso Rural
- 05/12 (quinta-feira):
- Quinteto SA
- 06/12 (sexta-feira):
- Pixote + GDG
- 07/12 (sábado):
- Yasmin Santos + Fábio Dunk
- 08/12 (domingo):
- Sonido Club
- Dazaranha
Além das atrações principais, o evento contará com apresentações acústicas diárias no horário do almoço, criando uma atmosfera acolhedora e relaxante para quem deseja aproveitar o melhor da gastronomia ao som de boa música.
COMO PARTICIPAR DA FENAOSTRA 2024
INGRESSOS
Quer saber como garantir sua entrada? Durante os dias úteis, a entrada é gratuita até as 17h. Nos finais de semana e após esse horário, o acesso será pago, com valores que variam conforme a programação. Os ingressos podem ser adquiridos presencialmente ou pelo site oficial do evento: pensanoevento.com.br/fenaostra.
ESTACIONAMENTO
Se você for de carro, o evento oferecerá um estacionamento próximo ao CentroSul, com tarifas que variam entre R$ 20,00 e R$ 30,00, dependendo do horário. A retirada dos veículos deve ser feita até as 2h da manhã.