Summit Cidades 2026 transforma Florianópolis em polo nacional de inovação

O Summit Cidades 2026 transforma Florianópolis em um dos principais centros de discussão sobre inovação urbana no país. Entre os dias 23 e 25 de junho, o CentroSul recebe a sexta edição do maior evento de cidades do Brasil, reunindo especialistas, gestores públicos, lideranças políticas e representantes da sociedade civil em uma programação com mais de 600 atrações.
A expectativa é de que mais de 15 mil pessoas participem do congresso ao longo dos três dias. O encontro promove debates sobre mobilidade, planejamento urbano, sustentabilidade, legislação, tecnologia e inovação social, consolidando a capital catarinense como referência em gestão pública e qualidade de vida.
FLORIANÓPOLIS GANHA PROTAGONISMO NO DEBATE SOBRE CIDADES INTELIGENTES
Com 12 palcos e três salas de workshops funcionando simultaneamente, o Summit Cidades contará com palestrantes nacionais e internacionais. Entre os convidados confirmados estão o urbanista franco-colombiano Carlos Moreno, o economista e criador do conceito de Economia Azul, Gunter Pauli, o especialista em sustentabilidade Paul Clements-Hunt e o filósofo Mario Sergio Cortella.
Segundo o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a cidade reúne características que a colocam em posição de destaque no cenário nacional.
“Florianópolis é cada vez mais um terreno fértil para a discussão e construção do futuro que queremos para as nossas cidades. Somos referência em diferentes áreas que impactam diretamente no bem-estar das pessoas e na qualidade de vida, incluindo segurança e gestão sustentável. Lideramos as conquistas sobre o Lixo Zero no país, nossa matriz econômica é fortemente representada pela tecnologia – hoje responsável por 25% do PIB da Capital – além de outras políticas e avanços que sempre conseguimos pautar de forma construtiva no evento, revelando caminhos a serem trabalhados”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
MAIS DE 4 MIL LIDERANÇAS DEVEM PARTICIPAR DO EVENTO
A organização estima a presença de aproximadamente quatro mil lideranças políticas, incluindo prefeitos, vereadores, deputados, ministros, secretários municipais e técnicos de diversas regiões do Brasil.
“Durante três dias, Florianópolis será o centro do debate sobre cidades inteligentes no país. Nossa expectativa é reunir cerca de quatro mil lideranças políticas entre prefeitos, vereadores, deputados, ministros, gestores públicos, secretários e técnicos municipais ao longo do evento”, afirma o superintendente da Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE) e CEO do Summit Cidades, Marcelino Ito.
Além das palestras e painéis, a programação inclui workshops, congressos paralelos e um show nacional da banda Atitude 67 na abertura do evento.
SUMMIT CIDADES 2026 DESTACA EXPERIÊNCIAS DA CAPITAL CATARINENSE
Uma das novidades desta edição será o palco “Feira: Ecossistema Floripa”, criado especialmente para apresentar iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura de Florianópolis. Mais de dez experiências da gestão municipal serão compartilhadas, abordando temas como saúde pública, cultura, infraestrutura e micromobilidade.
Entre os destaques está a experiência do Hospital Veterinário Cão Orelha, vinculado à Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea). O tema será apresentado no primeiro dia do evento pelo prefeito Topázio Neto, durante a palestra “Hospital Veterinário: Proteção e Saúde Animal”.
A unidade já ultrapassou a marca de 12 mil atendimentos realizados, sendo cerca de 3,4 mil procedimentos somente no primeiro mês de funcionamento.
PREFEITO E SECRETÁRIOS PARTICIPAM DE PAINÉIS SOBRE GESTÃO PÚBLICA
Ao longo da programação, Topázio Neto participa de debates sobre licitações, planejamento estratégico e mobilidade urbana.
No dia 25 de junho, o secretário municipal de Saúde, Almir Gentil, apresentará uma palestra sobre os avanços e desafios da saúde pública em Florianópolis. Já a secretária de Comunicação, Fernanda Kleinebing, mostrará a experiência da capital na produção de conteúdo e na comunicação voltada ao cidadão durante atividades do Congresso de Comunicação Política e Institucional (Compol).
EVENTO REÚNE ENTIDADES E PARCEIROS NACIONAIS
O Summit Cidades é promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (FEPESE), pelo Consórcio Interfederativo Santa Catarina (CINCATARINA) e pelo Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga), com correalização do Sistema Fecomércio SC.
A Prefeitura de Florianópolis participa como anfitriã do encontro, que também abriga o Congresso de Comunicação Política e Institucional (Compol) e o Congresso de Licitações (Licitacin).
SERVIÇO
O que: Summit Cidades 2026
Quando: de 23 a 25 de junho de 2026
Onde: CentroSul, em Florianópolis
Programação: mais de 600 atrações em 12 palcos e três salas de workshops
Show de abertura: Atitude 67
Ingressos: disponíveis no site oficial do evento
Saiba mais: summitcidades.com.br


