Sucesso da ACATE demonstra a força do setor tecnológico em SC e projeta excelentes perspectivas para o futuro
A Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) encerrou o ano de 2023 com uma marca significativa – mais de 1,7 mil empresas associadas. Esse crescimento de 7,5% em relação ao ano anterior evidencia não apenas a força do setor de tecnologia em Santa Catarina, mas também o papel fundamental desempenhado pela ACATE no fomento desse ecossistema em constante expansão.
Ao longo do ano, a ACATE não poupou esforços na promoção de eventos que conectaram, inspiraram e capacitaram. Mais de 100 eventos diretamente organizados pela ACATE, impactando cerca de 24 mil participantes, demonstram o compromisso da associação em oferecer oportunidades de networking, aprendizado e visibilidade para suas empresas associadas.
A ACATE não apenas impulsiona o presente, mas também investe no futuro. Com quase 20 mil alunos iniciando formações apoiadas pela entidade, programas como o Floripa Mais Tec, em parceria com a prefeitura da Capital e o Senai, evidenciam o compromisso da ACATE com o desenvolvimento de talentos nas mais diversas áreas e regiões do estado.
Conteúdos
PROTAGONISMO NACIONAL E AVANÇOS INTERNACIONAIS
O ano de 2023 não foi marcado apenas pelo crescimento interno, mas também pela projeção nacional da ACATE. A atuação favorável ao setor de tecnologia no debate sobre a Reforma Tributária no Congresso Nacional ressalta o papel estratégico que a ACATE desempenha, defendendo os interesses do ecossistema de inovação catarinense.
O presidente da ACATE, Iomani Engelmann, destaca o fortalecimento dos laços com o Governo de Santa Catarina através da criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação em âmbito estadual. Esse alinhamento institucional projeta um ambiente econômico mais favorável para as empresas do setor tecnológico em 2024.
“Apesar de todas as dificuldades do ano que passou, com os juros ainda altos, tivemos um balanço positivo. Foram realizadas importantes M&As de empresas catarinenses e o saldo de empregos foi positivo. Há um crescimento constante da demanda por talentos, o que mantém o mercado aquecido. Esperamos um 2024 melhor, com mais crescimento e mais investimentos no nosso ecossistema de inovação”, aposta o executivo.
EXPANSÃO INTERNACIONAL
Além das conquistas nacionais, a ACATE ampliou suas fronteiras internacionalmente. Em agosto, durante o Startup Summit, foi lançada a filial da ACATE no Canadá, abrindo portas para oportunidades de negócios para as empresas catarinenses no exterior.
“Com a ACATE Canadá, podemos avançar nas parcerias com as entidades governamentais do país e oferecer melhores oportunidades para as empresas catarinenses conquistarem este importante mercado”, diz o vice-presidente de Internacionalização, Henrique Bilbao.
Além disso, o Startup Summit teve ainda a formalização da parceria com um hub de inovação na cidade de Colônia, na Alemanha. Com isso, o setor de tecnologia catarinense ampliou o número de países parceiros para sete. Além da Alemanha, já há hubs parceiros nos Estados Unidos, Canadá, Portugal, Colômbia, Estônia e China.
“Em todos esses locais, é oferecida uma estrutura para o empreendedor que busca conquistar aquele mercado. Isso faz muita diferença, principalmente na parte de networking. Nosso objetivo é que, cada vez mais, as empresas catarinenses conquistem o mundo”, diz Bilbao.
INCUBAÇÃO E INOVAÇÃO ABERTA
MIDITEC: 25 anos de apoios às startups
Na área de incubação, o MIDITEC, completando 25 anos de atuação, celebra um histórico positivo. Com mais de 280 empresas apoiadas e uma taxa de sobrevivência de 75%, esse programa de incubação estabelece-se como um dos pilares essenciais para o crescimento das startups catarinenses.
LINKLAB: impulsionando parcerias e desafios
Na esfera da inovação aberta, o LinkLab estabeleceu parcerias com doze novas corporates, totalizando 23. Essas parcerias resultaram em 66 desafios para as 9 mil startups na base do programa. Com mais de 1200 oportunidades e 200 negócios concretizados, o LinkLab contribui significativamente para o desenvolvimento do ecossistema.
PERSPECTIVAS PARA 2024
O presidente Iomani enfatiza o sucesso da ACATE, apontando para um 2024 promissor. “Todas essas ações mostram o quanto a ACATE é pujante e diversificada. Em 2024, queremos acelerar ainda mais todas as iniciativas que levam ao crescimento do ecossistema do nosso estado”, finaliza o presidente Iomani.