Notícias São José

Descarte incorreto de lixo nas bocas de lobo em São José causa de alagamentos

descarte incorreto de lixo nas bocas de lobo em São José

Você sabia que o descarte incorreto de lixo nas bocas de lobo em São José é uma das principais causas dos alagamentos? É isso mesmo! Por esse motivo a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura, precisa realizar diariamente a limpeza dessas estruturas para evitar alagamentos nas vias.

RESÍDUOS SÓLIDOS ENCONTRADOS

Entre os principais resíduos encontrados, decorrentes do descarte incorreto de lixo nas bocas de lobo em São José, estão embalagens de plástico, palitos de picolé, garrafas PET, latas de refrigerante, papelões, além de areia e lançamento indevido de esgoto nas manilhas. Estes materiais, descartados incorretamente, entopem os bueiros, ocasionando alagamentos durante os períodos de chuva.

NECESSIDADE DE TRABALHO CONSTANTE 

A limpeza das bocas de lobo e caixas pluviais inclui o recolhimento de folhas secas, galhos e a retirada de resíduos sólidos da rede de águas pluviais. São milhares de bocas de lobo e caixas pluviais distribuídas por todo o município, e sempre há solicitações para novas unidades. Diariamente, uma equipe limpa em média cinco a seis desses equipamentos, um trabalho contínuo que ocorre durante todo o ano, dependendo da quantidade de lixo encontrado.

A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO EM RELAÇÃO AO DESCARTE INCORRETO DE LIXO NAS BOCAS DE LOBO EM SÃO JOSÉ 

“A limpeza de bocas de lobo, ou bueiros, é uma operação importante para que as águas possam passar por eles sem qualquer tipo de obstrução”, explica a secretária adjunta da Infraestrutura, Michele Martendal. A conscientização da população é fundamental para evitar jogar lixo nas ruas e reduzir os transtornos causados pelo entupimento das bocas de lobo. “Essenciais para a drenagem de águas pluviais, quando essas áreas são obstruídas, contribuem para a ocorrência de alagamentos e enchentes nas mais diversas regiões da cidade.”

O PAPEL DO HIDROJATO

Antônio Alexandre Marques dos Santos, motorista e responsável pelo hidrojato da Infraestrutura para limpeza das bocas de lobo e caixas pluviais, enfatiza: “Muitos não sabem que o lixo jogado no chão é um dos fatores de alagamentos na época das chuvas. Bocas de lobo entupidas obstruem a rede de drenagem, e, consequentemente, a água não tem como escoar de forma adequada, causando os alagamentos.”

O FUNCIONAMENTO DAS BOCAS DE LOBO

As bocas de lobo têm a função de coletar as águas nas vias, evitando que invadam as residências ou fiquem depositadas sobre as ruas. As caixas pluviais, acopladas por grelhas, são componentes da boca de lobo e têm a missão de realizar a conexão entre redes e o controle do fluxo de águas nas redes de drenagem.

O QUE VOCÊ PODE FAZER PARA AJUDAR?

O que você pode fazer para ajudar a evitar esses problemas decorrentes do descarte incorreto de lixo nas bocas de lobo em São José? A resposta é simples: não jogue lixo nas ruas! Pequenas ações no dia a dia podem fazer uma grande diferença, como jogar seu lixo em lixeiras, ou guardar o lixo para jogar fora mais tarde em um local adequado. Além disso, a educação ambiental e a conscientização sobre o descarte correto de resíduos são fundamentais para manter nossas cidades limpas e prevenir alagamentos.

A LIMPEZA COMO SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA DO DESCARTE INCORRETO DE LIXO NAS BOCAS DE LOBO EM SÃO JOSÉ 

Embora a prefeitura esteja constantemente trabalhando na limpeza das bocas de lobo e caixas pluviais, é essencial que todos façam sua parte. Lembre-se: o descarte incorreto de lixo pode causar muitos transtornos! A responsabilidade sobre o descarte incorreto de lixo nas bocas de lobo em São José é de todos nós.


Acompanhe o Portal Conecta SC e fique por dentro das notícias de Santa Catarina também nas redes sociais: Facebook | LinkedIn | Instagram
Receba os destaques semanais do Portal Conecta SC por email, assine nossa newsletter.

Fonte
Notícias da Prefeitura de São José

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo